FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 04 de novembro de 2025
POR: Museu da Gente Sergipana
Fonte: Museu da Gente Sergipana
Pub.: 18 de agosto de 2016

Programação do Agosto Mês das Culturas da Gente traz cinema e roda de Samba de Pareia

Na próxima sexta, dia 19, às 18h, o Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda realizará o Cinema no Museu. A sessão de cinema é mais uma das atividades do Agosto Mês das Culturas da Gente, programação que já faz parte do calendário do museu em comemoração às manifestações culturais de Sergipe, no mês cujo dia 22 é dedicado ao folclore. Realizado pelo Instituto Banese e o Governo de Sergipe, através do Museu da Gente Sergipana, o ‘Agosto Mês das Culturas da Gente 2016’ tem como objetivo difundir e valorizar as expressões populares tradicionais e suas releituras e reinvenções, além de fortalecer o Museu da Gente Sergipana como um equipamento cultural dinâmico que dá oportunidade ao público de experimentar e ter contato com a cultura sergipana.

Programao do Agosto Ms das Culturas da Gente traz cinema e roda de Samba de Pareia (Foto: Divulgao/Museu da Gente Sergipana)

Programao do Agosto Ms das Culturas da Gente traz cinema e roda de Samba de Pareia (Foto: Divulgao/Museu da Gente Sergipana)

Serão exibidos os documentários ‘Conversa com Cascudo’, de Walter Lima Jr. e ‘Nadir da Mussuca’, produção sergipana de Alexandra Dumas, ambos com classificação livre, e em seguida haverá roda de Samba de Pareia da Mussuca. No documentário ‘Conversa com Cascudo’, o etnólogo e folclorista Luis da Câmara Cascudo fala sobre seu interesse pelas pesquisas da cultura popular, descreve algumas manifestações e narra algumas histórias de personagens dessa cultura. Tudo isso é dito e gravado no seu cotidiano, junto à família e aos amigos, cercado do canto dos pássaros e dos objetos de estimação que colecionou.

No documentário ‘Nadir da Mussuca’ o público irá conhecer a rica história afro-sergipana através das manifestações tradicionais que Nadir da Mussuca, personalidade da comunidade quilombola Mussuca, em Laranjeiras, integra. Com suas particularidades religiosas e pessoais, essa mulher, negra e artista, transcende seu território de cantora do Samba de Pareia, do São Gonçalo e do Reisado, e se faz presente em espaços onde sua presença ilumina, apresentando traços de uma cultura brasileira híbrida com forte teor ancestral da formação afro-brasileira. O acesso é gratuito.

A programação seguirá no dia 26, às 15h, com a batucada Pisa Pólvora, do município Estância. E encerrando a programação, no sábado dia 27, a celebração da cultura popular será com o Passeio Laranjeiras Cultura Viva (Mussuca/Laranjeiras), uma oportunidade de vivenciar a cultura do município Laranjeiras junto aos mestres e grupos que fazem a história do patrimônio cultural e imaterial da cidade, indo ao lugar dessas pessoas e conversando com elas sobre a expressão cultural que representam. A saída será às 13h30 com retorno às 17h e o valor será R$ 40,00, incluindo transporte e quantia a ser revertida para os mestres e grupos visitados. A reserva de vaga para o passeio deve ser feita pelo telefone (79) 3042-1994 – Brisa Tour.

As ações educativas, que acontecerão até 25 de agosto, às terças, quartas e quintas (10h e 15h), incluem as atividades ‘O que pesco com meu Jereré’, ‘Caça Tesouro’, ‘Cata Lendas’, ‘Aprender – Cultura Sergipana’. Para participar das ações educativas realizadas pelos educadores do museu é necessário agendar através do telefone (79) 3218-1551. Esse contato também serve para obter mais informações sobre toda a programação, que é totalmente gratuita, exceto o passeio cultural para Laranjeiras. O Museu da Gente Sergipana está localizado na Avenida Ivo do Prado, 398, Centro, Aracaju – Se.


Notícias Indicadas

Galeria Casacor recebe "Ces arts, c’est la vie”

Fábio Jr. celebra trajetória em show emocionante no Salles Multieventos

"Romance em duas línguas" :: Com Célia Gil

Aracaju Beauty Hair 2025 traz novidades e promete atrair mais de 10 mil visitantes

Villela Produções traz a Aracaju Fábio Rabin e o espetáculo "Ladeira Abaixo”

Cacto Experience aposta em aulas lúdicas para incentivar crianças a trocarem telas por atividades físicas

Curta-Se 24: Alice Caymmi, Zé Ibarra, Pedro Lua e Polayne estão entre as atrações musicais do festival

Festival Kids traz espetáculo "Bobbie Goods & Labubu” para animar a criançada em Aracaju

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

Halloween do Chá promete noite temática com música e concurso de fantasias em Aracaju

Festival Inshallah 2025 apresenta: "Noites em Inshallah” – Um espetáculo de dança do ventre que encanta corações

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação