Maíra Carvalho lança videoclipe "Sergipanidade” com celebração ao folclore e à identidade sergipana
Audiovisual reforça a identidade sergipana, com elementos do folclore e da natureza, está disponível no YouTube
A cantora, compositora e multiartista sergipana Maíra Carvalho lançou nesta segunda-feira, 15, em seu canal do YouTube, o videoclipe oficial da música “Sergipanidade”, faixa que integra o EP Nordeste em Notas. O trabalho audiovisual transforma em imagem os símbolos e referências que compõem a obra musical, reforçando a identidade cultural de Sergipe e destacando personagens e tradições do estado.
De acordo com Maíra Carvalho, o videoclipe foi pensado como uma extensão direta da música, com cada elemento citado na letra representado visualmente. O lançamento marca o primeiro videoclipe da carreira da artista, que atuou de forma independente em todas as etapas da produção.
“A ideia era mostrar tudo o que eu falo na música, onde cada elemento citado na letra ganhou uma representação visual, dando visibilidade e reconhecendo a importância de cada um. Durante a gravação eu chorei. É muito gratificante. Uma realização pessoal e artística”, destacou.
Ao longo das gravações, foram incorporados personagens e manifestações que fazem parte do folclore sergipano, como os Parafusos de Lagarto e os Cacumbis de Laranjeiras, que fizeram participações especiais no clipe. O videoclipe também destaca outros elementos da cultura local, como a figura histórica de Zé Peixe, o artesanato, as rendeiras e diferentes paisagens que formam o território afetivo da artista.
“As cenas foram gravadas em Laranjeiras, São Cristóvão e Aracaju, locais que carregam histórias muito simbólicas para mim. Eu fiquei muito feliz por ter conseguido que os grupos folclóricos participassem, eles gostaram muito de estar ali e de serem lembrados. Me senti honrada. Laranjeiras tem um valor muito especial para mim porque foi lá que a canção foi campeã de um festival de música autoral em 2021”, contou Maíra Carvalho.
Outro eixo central do videoclipe é a presença de crianças. Maíra fez questão de envolvê-las desde o início do processo e, antes das gravações, apresentou a música e explicou cada referência citada, dos grupos folclóricos aos personagens históricos. “Eu queria que elas cantassem entendendo o que estavam cantando. Agora, quando elas veem alguma coisa sobre os Parafusos ou os Cacumbis, elas lembram e reconhecem. Estão apaixonadas pela cultura”, relatou.
A artista também incorpora sua formação em engenharia ambiental ao construir o conceito visual do clipe. Para ela, o olhar técnico e afetivo sobre o meio ambiente fortalece a estética da obra. As cores escolhidas foram o azul, amarelo e verde, que remetem ao mar, ao sol e à vegetação, enquanto os figurinos combinam fuxico, crochê e renda, valorizando o trabalho manual e a produção artesanal local. “Eu quis que aparecesse muita natureza, porque essa é a essência da música e também a minha essência”, explicou.
Com uma narrativa que percorre movimentos, tradições e paisagens, Maíra aposta que o videoclipe ampliará a visibilidade de Sergipe tanto para dentro quanto para fora do estado. A música desperta curiosidade sobre personagens, sabores e símbolos sergipanos pouco conhecidos em outras regiões. É uma maneira de mostrar nossas riquezas, nossas belezas. Temos rios, praias, folclore e gastronomia. Somos muito mais do que imaginam”, finaliza.
A realização do videoclipe foi viabilizada pelo Edital de Chamamento Público nº 06/2023 – Tarcísio Duarte, da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022).
Sobre Maíra Carvalho
Multiartista, Maíra Carvalho transita pela música, pela atuação, pelo violão e pela engenharia ambiental e sanitária. Compositora, em 2021 lançou o álbum Florescer, no qual aborda autoconhecimento, cotidiano e sonhos. Maíra acumula prêmios em festivais de canção autoral em Sergipe, Paraná e Mato Grosso, neste último como a única mulher entre os finalistas. As conquistas consolidam seu nome entre vozes relevantes da nova cena musical sergipana.
Ficha Técnica - Videoclipe “Sergipanidade”
- Maíra Carvalho – Artista
- Luiza Allan – Roteiro e Direção
- Edu Freire – Direção de Fotografia
- Rodrigo Santos – Assistente de Direção de Fotografia
- Camilla Anjos – Produção
- Luan Allen – Edição
- Marcelo Rodrigo – Direção de Arte
- Olga Borges – Direção de Arte
- Mary Carvalho – Maquiagem e Cabelo