Joésia Ramos lança videoclipe "Ainda Agora e Sempre” inspirado em poema de Ilma Fontes
A multiartista sergipana Joésia Ramos lança, no próximo dia 8 de dezembro, em seu canal oficial no YouTube, o videoclipe “Ainda Agora e Sempre”, obra que celebra seus 45 anos de carreira como compositora. A canção integra o álbum “Forró do Arco-da-Velha”, lançado em junho deste ano, no qual a artista explora sonoridades do Nordeste mescladas a influências da música latino-americana.
A música é baseada no poema homônimo da poetisa, jornalista, dramaturga e cineasta sergipana Ilma Fontes, figura essencial para o desenvolvimento do audiovisual no Estado. O videoclipe destaca o cotidiano de mulheres que fazem parte da vida e da economia de diversas comunidades — artesãs, extrativistas da mangaba, pescadoras, vendedoras e mulheres indígenas. Elas aparecem em cena exercendo seus ofícios em ambientes que fazem parte da rotina da capital e do litoral sergipano.
As gravações foram realizadas em locais emblemáticos, da capital sergipana, como o Mercado Municipal de Aracaju, Rua Santa Rosa, Largo da Gente Sergipana, Rua da Frente, Casa de Ilma Fontes, Mini Golf, Rio Sergipe, Praia do Robalo e Rio Vaza-Barris.
O projeto foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo (nº 195/2022), com fomento do Governo Federal e realização do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), dentro do Edital Audiovisual nº 06/2023 – Tarcísio Duarte – Videoclipe.
Reconhecida como uma das vozes mais importantes da música sergipana, Joésia Ramos é médica homeopata, cantora, compositora, produtora fonográfica e musicista. Também atua como atriz e assina trilhas para produções de teatro de rua. Sua trajetória soma 45 anos de criação contínua, com trabalhos disponíveis no perfil @joesiaramosoficial no Instagram, no canal Joésia Ramos no Youube e nas principais plataformas digitais.
FICHA TÉCNICA - “AINDA AGORA E SEMPRE”
Poema de Ilma Fontes
Composição de Joésia Ramos – dedicado à Noa – amada companheira de ensaios
Direção de Produção – Jardênia Leão
Coordenação Geral – Joésia Ramos
Roteiro – Rita Simone Barbosa e Joésia Ramos
Direção de Imagens – Rita Simone e Joésia Ramos
Imagens – Jardênia Leão, Rita Simone e Luan Allen
Edição e Finalização de Imagens: Luan Allen – Outubro/Novembro de 2025
Direção de Edição Final de Imagens: Joésia Ramos
Joésia Ramos – voz principal e coro
Rodrygo Besteti – arranjo de base de violão e coro
Betinho Caixa Dágua – percussão
Gabriel Perninha – bateria
Fábio Cavalieri – contrabaixo
Léo Airplane – teclado
Julio Rego – gaita e coro
Gledson Souza – violino
Áudio – Produção Musical Joésia Ramos
Gravado no Estúdio Fabsounds em abril de 2025
Captação de Áudio – Fabricio Rossini
Mix e Master – Léo Airplane
Assistência de Mixagem – Joésia Ramos e Rodrygo Besteti
Arranjos das Ideias Musicais: de todos
Imagens do Videoclipe:
Por Luan Allen – Imagens das vendedoras no Mercado Municipal de Aracaju e Rua Santa Rosa. Imagens de Joésia Ramos e músicos gravadas no Estúdio Miolo
Por Rita Simone – Panorâmica dos territórios Pankararu, Aldeia Brejo dos Padres, Aldeia Xokó e Ilha Mem de Sá. Imagens de Joseane Xokó, Dona Creuza Xokó, Valdiene Bacamarteira, extrativistas da mangaba, artesãs sergipanas (crocheteiras, bordadeiras e trançadeiras de Ouricuri) e dos bastidores.
Por Jardênia Leão – Imagens da cidade de Aracaju, Rua da Frente ao amanhecer, casa da poeta Ilma Fontes, Largo da Gente Sergipana, Rio Sergipe, grafiteiras da Rua da Frente e imagens de Joésia Ramos na Praia do Robalo (Aracaju/SE/Outubro de 2025).
Intérprete de libras: Tayná Martins (gravadas nos estúdios da Badalando Play)
Designer Gráfico – Rafael Oliva
Foto dos Cards – Rute Menezes
Assessoria de Imprensa – NV Assessoria (Nara Barreto e Verlane Estácio)
Marketing Digital – Joésia Ramos
CARINHOSOS AGRADECIMENTOS: A Ilma Fontes, a poesia. A Rita Simone, por compartilhar belíssimas imagens nesta trança de sonhos. A Joseane Xokó, a Dona Creuza Xokó e a Dona Valdiene Bacamarteira, gratidão pela generosidade de cederem suas imagens. A Júlio Rêgo e ao aconchego no Estúdio Miolo. Aos músicos e a todos os amigos que compartilharam aqui suas artes e sensibilidades. Muito amor.