Aracaju (SE), 01 de dezembro de 2025
POR: Díjna Torres
Fonte: Assessoria
Em: 01/12/2025 às 13:20
Pub.: 01 de dezembro de 2025

Pritty Reis lança exposição com foco em Visibilidade Feminina no Audiovisual Sergipano

Pritty Reis lança exposição com foco em Visibilidade Feminina no Audiovisual Sergipano - Foto: Assessoria

A fotógrafa e realizadora audiovisual sergipana Pritty Reis traz a força, a diversidade e o impacto das mulheres que fazem o audiovisual sergipano em seu mais recente projeto com a exposição fotográfica “Visibilidade Feminina no Audiovisual Sergipano”. A abertura acontece no dia 5 de dezembro, às 18h, na Galeria de Arte J. Inácio, localizada na Biblioteca Pública Epifânio Dórea, em Aracaju, e contará com intérprete de libras na ocasião. A mostra é gratuita e permanece aberta para visitação de 9 a 30 de dezembro, das 8h às 16h30.

A exposição nasce do desejo de registrar e fortalecer a presença das mulheres na cena audiovisual de Sergipe, um campo em constante expansão, sustentado por profissionais que produzem, dirigem, criam narrativas, constroem equipes e movimentam todo o setor cultural, mas que ainda enfrentam invisibilidades históricas. “Escolhi este tema porque acredito na importância de registrar e fortalecer a presença das mulheres no audiovisual sergipano, uma presença que cresce, transforma e sustenta o nosso cinema, mas que nem sempre recebe o reconhecimento que merece”, afirma Pritty Reis.

A mostra apresenta uma seleção de 10 mulheres que fazem parte da trajetória formativa da artista, desde seus primeiros passos na Universidade Federal de Sergipe (UFS) até os dias atuais, enquanto já atuava como profissional no mercado. “São mulheres com quem aprendi, direta ou indiretamente, a fazer cinema. Este trabalho é um gesto de reconhecimento, memória e gratidão. Uma forma de dizer: elas sempre estiveram aqui. E seguem abrindo caminhos”, completa.

A curadoria é assinada por Pritty Reis em parceria com Manoela Veloso Passos, cineasta, pesquisadora e mestra que soma ao projeto um olhar amplo sobre a representação feminina no cinema. A escolha das imagens prioriza profissionais de diferentes áreas do fazer cinematográfico, valorizando a pluralidade de atuações que compõem o audiovisual sergipano. Para Pritty, a chegada de Manoela foi indispensável. “Sua experiência e pesquisa ampliaram o olhar curatorial, fortalecendo as escolhas e consolidando uma seleção que representa a força e o brilho dessas mulheres”, destaca.

Além da exposição, o público será agraciado com um e-book gratuito, disponibilizado através de QR Code no dia do evento, e que seguirá disponível no link na bio das páginas de Instagram da fotógrafa: @prittyreis e @prittyreisfotografia. O e-book é o resultado da exposição, com as narrativas e fotografias das mulheres homenageadas, com arte da designer Vanessa Passos, que trouxe uma paleta de cores vivas e diversas para representar a força e a multiplicidade das mulheres sergipanas no universo do audiovisual.

A exposição e o e-book são financiados pela Lei Complementar Federal nº 195/2022 - Lei Paulo Gustavo, por meio do edital Nº 07/2023 - Ilma Fontes, executado pela Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe - FUNCAP/SE.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação