Aracaju (SE), 19 de outubro de 2025
POR: Isabella Lima
Fonte: Assessoria
Em: 26/09/2025 às 08:00
Pub.: 26 de setembro de 2025

Como você usa o chat GPT?

Como você usa o chat GPT? - Foto: Freepik

A OpenAI, criadora do ChatGPT, publicou no dia 15 de setembro seu primeiro estudo público detalhado sobre quem usa seu chatbot e quais tarefas são mais frequentemente solicitadas. O relatório fornece informações sobre como as pessoas estão usando a ferramenta de IA atualmente e sobre os temas que estão comunicando com a ferramenta.

O artigo se baseia em registros de bate-papo de 1,5 milhão de usuários do ChatGPT entre maio de 2024 e junho de 2025, e contou com a parceria da universidade de Harvard.

Um dos usos mais populares foi  o de “busca de informações”, fato que chama a atenção da pesquisadora Jullena Normando. “Isso significa que a máquina já se consolidou como um suporte para o nosso jeito de pensar. Mas isso traz responsabilidades que não podem e não devem ser terceirizadas para um algoritmo, como pensamento crítico e reflexão, estes precisam continuar acontecendo e a máquina usada apenas como um suporte, que é o que os dados nos mostram.”

Outro dado marcante, é que o uso cresce mais rápido em países de baixa e média renda.  Além disso, o estudo mostra que pessoas com mais escolaridade, tendem a usar o GPT para refinar suas decisões. Enquanto os outros grupos usam mais como um atalho. Para a pesquisadora isso pode ampliar as desigualdades. ”Porque quem tem formação crítica, aquele pessoal que estuda mais, vai conseguir extrair mais valor. E quem não tem, corre o risco, ou tende a ficar mais vulnerável às limitações e às orientações, os vieses da máquina.”

“Há um perigo real de uma dependência sem crítica mais perigosa até do que as consequências da plataformização. E isso pode reforçar os vieses e ter consequências ainda mais drásticas do que a gente percebe com a polarização, por exemplo. Pode até ser repetitivo, mas sempre é preciso dizer que o chat GPT não pensa para nós, ele é uma ferramenta desenhada por empresas privadas. Então a gente tem que olhar os dados, com criticidade, para a gente não perder o foco dos riscos.”

Jullena Normando é pesquisadora em Comunicação e Inteligência Artificial na UFG com estágio na Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD).


Notícias Indicadas

Jovem desaparece nas águas da Praia do Jatobá, na Barra dos Coqueiros

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

Vídeo vazado, término de noivado e sogro na mira da polícia: veja cronologia do caso do padre flagrado com mulher de fiel

Decreto permite desapropriação de terrenos para nova ponte Aracaju-Barra

Saúde preventiva acessível: ComfortClin lança pacote completo de check-up para homens e mulheres

O Mundo não para. Confira mais notícias no Canal do Click Sergipe no WhasApp

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Conheça Sergipe: confira dados geográficos e econômicos de todos os municípios sergipanos

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação