Prefeitura de Socorro autoriza construção de UBS que beneficiará até 14 mil moradores do Albano Franco
Ordem de serviço foi assinada nesta quinta-feira pelo prefeito Samuel Carvalho

Em Nossa Senhora do Socorro, a saúde municipal deu mais um passo importante. Nesta quinta-feira (3), o prefeito Samuel Carvalho assinou a ordem de serviço que autoriza o início das obras de construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Albano Franco. O investimento ultrapassa R$ 1,8 milhão, fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a administração municipal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A nova UBS, classificada como Porte II, vai ampliar o acesso da população aos serviços de Atenção Básica e fortalecer a rede de saúde no município, com uma estrutura moderna e totalmente equipada.
“Uma alegria inenarrável dar uma nova ordem de serviço para construção de mais um equipamento para a saúde do nosso município. Ontem estávamos no Fernando Collor e hoje aqui no Albano Franco, comemorando o mês de aniversário do nosso município do jeito que planejamos, com muita entrega e trabalho em prol do nosso povo, que merece tudo isso e muito mais. E esse é só o começo, em breve vamos entregar mais unidades básicas, um CAPS e uma policlínica, vai ser a maior entrega de Saúde já feita no município de Socorro”, disse o prefeito Samuel Carvalho.
Atualmente, o bairro Albano Franco conta com a UBS Heitor Dias Soares, que opera com quatro Equipes de Saúde da Família para atender uma população estimada em cerca de 14.400 moradores. Embora a unidade desempenhe um papel fundamental na promoção da saúde local, ela vem enfrentando uma crescente sobrecarga, reflexo direto da expansão urbana e do aumento populacional da região nos últimos anos.
“Nesse momento, a gente coloca essa UBS para complementar uma unidade que a gente já tem aqui, e, com isso, garantir a qualidade na assistência da Atenção Primária desse bairro. Desta forma, segue o nosso plano de melhorar e qualificar a Atenção Primária do município, levando mais saúde e mais qualidade para toda população socorrense, que vai receber uma equipe totalmente qualificada, uma UBS moderna, com consultórios médicos, consultório odontológico, sala de amamentação, sala de vacina, enfim, uma área moderna, com a praça que tem ao redor aqui da unidade revitalizada”, explicou a secretária da Saúde Adriana Menezes, que também assinou a ordem de serviço.
A nova unidade terá capacidade para atender entre 7 mil e 14 mil moradores, abrigando de três a quatro Equipes de Saúde da Família. Isso significa não apenas maior volume de atendimentos, mas também uma infraestrutura mais robusta, moderna e adequada às necessidades da população.
A obra, executada pela empresa North Engenharia, entregará uma unidade completa, que oferecerá à população consultórios para atendimentos especializados e gerais, dentre eles consultórios odontológicos e ginecológicos; farmácia; sala de vacinação e amamentação; e outros ambientes pensados para cuidar dos socorrenses.
Aceitação positiva
Os moradores da região manifestaram alegria ao testemunhar mais um avanço na saúde municipal. Eles destacaram que o terreno escolhido, antes abandonado por anos, finalmente será transformado com a construção de uma Unidade Básica de Saúde, que vai beneficiar toda a comunidade.
“Era isso que o povo tanto esperava, almejava justamente uma Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua residência e graças a Deus o prefeito realmente está trabalhando e trabalhando muito bem, é isso que a comunidade tem esperado de Samuel, que está realmente mostrando serviço. Hoje a dificuldade está sendo muito grande por conta da demanda, porque o Albano é grande, uma unidade para atender toda essa população é complicado, e com essa nova unidade que será construída isso vai folgar bastante e facilitar o atendimento”, relatou Manoel Messias Costa, auxiliar administrativo e morador da localidade há 15 anos.
Para além dos moradores, a solenidade também foi prestigiada por secretários e vereadores do município. Entre os presentes, o secretário-chefe do Gabinete do Prefeito e vereador licenciado, Alyson de Almeida, que é morador do bairro e relatou sua alegria com o momento. “Essa UBS do Albano Franco não representa apenas saúde, e sim a esperança do povo daqui, que nunca teve nada com as gestões passadas, mesmo sendo um bairro gigante, como se tornou o Albano Franco”, disse.
Com essa obra, o município avança na meta de ampliar de 31 para 36 unidades de saúde em funcionamento, além de promover a qualificação das UBSs já existentes, garantindo mais acesso, qualidade e dignidade no atendimento à população.