FLUTUANTE  1000 x 300
Aracaju (SE), 10 de setembro de 2026
POR: Ascom Fapese
Fonte: Ascom Fapese
Em: 10/09/2026 às 13:46
Pub.: 10 de setembro de 2026

Fapese recebe instrutores do Programa Primeiro Emprego Sergipe para primeira capacitação

Fapese recebe instrutores do Programa Primeiro Emprego Sergipe para primeira capacitação - Foto: Ascom Fapese

Na manhã da quarta-feira, 09, os professores convocados para atuar no Programa Primeiro Emprego Sergipe,  executado pela Fapese, em parceria com a UFS, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), e o Ministério do Trabalho e Emprego, participaram da primeira capacitação para início das atividades de qualificação profissional. A recepção ocorreu no auditório da Didática VII da Universidade Federal de Sergipe (UFS), no Campus São Cristóvão.

Durante o encontro, os profissionais receberam orientações sobre o funcionamento do programa, a dinâmica das atividades e os procedimentos que deverão ser adotados durante a formação dos jovens. A capacitação representa uma nova etapa para o início dos cursos de qualificação profissional previstos pelo PPE.  De acordo com a coordenação do Programa, os instrutores serão responsáveis por ministrar os cursos para cerca de 1.700 jovens, com idades entre 18 a 29 anos.

As formações abrangem áreas como atendimento, comércio, serviços e tecnologia e serão realizadas em diferentes municípios sergipanos, nos polos da UFS e em empresas parceiras.  A presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese), Maíra Bittencourt, destacou a importância da preparação dos instrutores para o início das atividades.

“Esse é o primeiro passo para os professores que estão se inserindo no programa. Trabalhamos ao longo dos últimos meses no processo de seleção dos docentes e dos estudantes e, agora, eles estão se preparando para entrar em sala de aula. Com os professores em sala, começamos a execução das aulas e, na prática, a formação desses jovens que posteriormente vão se inserir no mercado de trabalho”, afirmou.

A Fapese integra a execução do Programa Primeiro Emprego, contribuindo para a organização das ações administrativas, financeiras e logísticas. A Universidade Federal de Sergipe também participa da iniciativa, especialmente no processo de formação dos jovens. Nos próximos dois dias, os profissionais participarão de capacitações internas, com orientações complementares para a atuação nas atividades de qualificação profissional.

Procedimentos de convocação e orientações

A Fapese reforça aos professores credenciados que a reunião presencial teve o objetivo de apresentar as diretrizes gerais, explicar fluxos de trabalho e a entrega contínua de documentações ao longo do processo. O detalhamento de disciplinas e a alocação específica de cada docente serão encaminhados individualmente por e-mail.

Cronograma e prazos para docentes

As mensagens oficiais com o detalhamento de disciplinas começam a ser disparadas nesta quinta-feira, dia 10, e se estendem até sexta-feira, dia 11. Serão contemplados primeiro os professores do módulo de Gerenciamento de Projetos e dos cursos cujas turmas já estão prontas para o início das aulas no dia 14, segunda-feira.

Ao receber a convocação por e-mail, o docente terá 48 horas para aceitar ou declinar a indicação e confirmar a compatibilidade de sua agenda. Docentes vinculados ao edital da Grande Aracaju e Nossa Senhora das Dores devem acompanhar os canais oficiais, pois a convocação correspondente será publicada em breve.

Notícias Indicadas

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque


Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação