Ação para mulheres em vulnerabilidade será desenvolvida entre Sistema Fecomércio e TJSE
Em reunião acontecida na manhã de quinta-feira (12), foi definida uma ação abrangente para mulheres em situação de vulnerabilidade e violência em seis municípios do estado. A população feminina das cidades de Pacatuba, Ilha das Flores, Brejo Grande, Neópolis, Japoatã e Santana do São Francisco será beneficiada com um trabalho conjunto entre Sistema Fecomércio-Sesc-Senac e a Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe.
Em reunião com a juíza responsável pela Coordenadoria, Juliana Nogueira Galvão, o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Marcos Andrade, acompanhado dos diretores regionais do Sesc, Aparecida Farias e do Senac, Nilson Lima, ouviu as demandas para apresentar os serviços que serão levados para as mulheres dos seis municípios.
A ação acontecerá dia 27 de março, na cidade de Santana do São Francisco, que receberá as unidades móveis do Sesc, OdontoSesc, CineSesc, BiblioSesc e Sesc Saúde Mulher, para o atendimento exclusivo das mulheres assistidas pela Coordenadoria da Mulher.
O Senac se fará presente com serviços da unidade de beleza, além de desenvolver cursos de capacitação nas áreas de beleza e gastronomia para as mulheres que desejam adquirir conhecimento para estimular a independência financeira. O estímulo ao empreendedorismo, segundo o presidente Marcos Andrade, é o caminho para a libertação das mulheres e suas famílias, vítimas de violência, promovendo a independência econômica dos agressores.
“Iremos beneficiar o Baixo São Francisco, especificamente Pacatuba, Brejo Grande, Ilha das Flores, Neópolis, Santana de São Francisco e Japoatã. Juntos também faremos mentorias com as mulheres vítimas de violência porque queremos chegar aonde à necessidade existe. Atender essas pessoas é fazer justiça social, estimular a independência financeira, quebrar vínculos destrutivos e desenvolver as famílias e economia, sem que as mulheres estejam presas a seus agressores”, disse Andrade.
Já a juíza Juliana Galvão destaca que a atuação da Coordenadoria da Mulher em parceria com o Sistema Fecomércio é importante para elevar a condição de cidadania das vítimas de violência.
“São ações de itinerantes com serviços para mulheres vítimas de violência. O Sesc vai levar serviços de odontologia, cultura, biblioteca, médicos e exames para o diagnóstico de câncer de mama e útero. É uma campanha de cidadania e que deve agregar todas as pessoas que necessitam desses serviços”, afirmou.