Rede Municipal de Ensino de Lagarto terá uniforme gratuito para todos os estudantes
As aulas terão início na próxima quinta-feira, 12 de fevereiro
Com o início do ano letivo marcado para esta quinta-feira, 12, a Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), garantirá uniforme escolar gratuito a todos os estudantes matriculados na rede municipal de ensino deste ano. Esta é a primeira vez que estudantes municipais passam a contar com uniforme gratuito, resultado de um investimento de R$469.775,89 que beneficiará mais de 12.800 alunos.
A primeira entrega aconteceu na tarde desta terça-feira, 10, no Ginásio da Escola Municipal Frei Cristóvão de Santo Hilário, e contou com a presença do prefeito Sérgio Reis e do corpo administrativo e pedagógico da Semed. “Garantir o uniforme escolar gratuito para todos os alunos da rede municipal é mais do que uma entrega material, é um gesto de cuidado, respeito e compromisso com a educação de Lagarto. Estamos assegurando igualdade, dignidade e pertencimento para nossos estudantes, além de aliviar o orçamento das famílias. Educação de qualidade também se constrói com ações concretas, que começam desde o acolhimento do aluno na escola até a permanência dele em sala de aula”, destacou.
Cada aluno receberá dois uniformes, sendo a distribuição geral a ser realizada por cada unidade de ensino, que fará as entregas respeitando cada uma das 75 realidades existentes na rede municipal de ensino. Os uniformes são padronizados e carregam símbolos do Município de Lagarto, seguindo as boas práticas educacionais adotadas nas grandes cidades do Brasil. Ele garante que ninguém precise mudar de uniforme caso a família decida colocar o aluno em outra unidade da rede.
O uniforme escolar padronizado é uma ferramenta importante para a rede municipal, pois promove igualdade entre os estudantes, fortalece o sentimento de pertencimento e contribui para um ambiente escolar mais seguro e organizado. Além disso, representa economia para as famílias e ajuda a manter o foco no que realmente importa: a aprendizagem.
“Estamos promovendo mais igualdade, fortalecendo a autoestima, o acesso e a permanência dos alunos nas escolas. Além disso, garantimos mais segurança e economia para as famílias, que não precisarão arcar com a compra do uniforme”, ressaltou a secretária municipal da Educação, Taysa Mércia.
Em 2025, a administração municipal beneficiou 3.700 alunos da Educação Infantil com novos uniformes, o que representou um investimento inédito de quase 200 mil. Com a ampliação para 100% dos estudantes da rede municipal de ensino, Lagarto dá mais um passo extraordinário que reforça o cuidado da gestão e o compromisso com uma educação de qualidade.
Além do impacto social, a ação dialoga diretamente com as práticas pedagógicas desenvolvidas nas unidades de ensino. Para o diretor de Ensino e Aprendizagem da Semed, professor Joabe Bernardo, o investimento integra um conjunto de estratégias voltadas à melhoria dos resultados educacionais. “O uniforme faz parte de ações como o Programa Bom Dia Feliz, o Sistema de Avaliação da Educação de Lagarto (SAEL), as tomadas de leitura, o acompanhamento contínuo da aprendizagem e o fortalecimento das práticas pedagógicas em sala de aula”, explicou.
Dignidade escolar
Beneficiada com a entrega do uniforme escolar gratuito, Thaisa de Jesus Andrade, dona de casa e mãe de dois estudantes da rede municipal, destacou a importância da iniciativa para o orçamento familiar e afirmou que a ação representa um alívio significativo para as famílias. “Foi uma bênção, porque eu tenho dois filhos e, ganhando a farda, fica bem melhor para o nosso custo de vida, ainda mais para quem recebe só o Bolsa Família. Se fosse comprar as duas, eu gastaria uns R$70,00 reais. E não precisar se preocupar com esse gasto significa muito, posso usar esse dinheiro para outras coisas. Nunca teve um prefeito que fizesse isso, só agora, nessa gestão, que está de parabéns. Quando soube que ia receber a farda, me senti muito agradecida, porque comprar para dois filhos é difícil”, pontua.
Mãe do aluno Nicolas, do 1º ano da rede municipal, Emily Oliveira Nascimento destacou que a entrega do uniforme escolar gratuito representa um alívio financeiro para as famílias, além de facilitar a identificação dos estudantes e a organização da rotina escolar. “Ajuda bastante a gente, porque além da identificação da criança, não precisamos gastar dinheiro e podemos usar para outras coisas. Não precisar se preocupar em comprar a farda é um alívio. Receber duas camisas também é muito importante, porque a criança suja muito a farda. Enquanto uma está lavando, a outra dá para usar, principalmente em época de chuva. Essa iniciativa da Prefeitura é maravilhosa, porque muita gente não consegue comprar a farda. Tem mãe que, quando consegue, compra só uma ou precisa da ajuda de familiares. Ver que todos os alunos matriculados vão receber o uniforme é muito bom, principalmente para as famílias mais humildes”, disse.
Avanços em 2026
O ano de 2026 começou com importantes avanços na educação de Lagarto. A matrícula on-line, que representou um marco histórico para o setor educacional, garantiu mais conforto e comodidade às famílias, eliminando a necessidade de enfrentar longas filas para garantir vagas nas 76 unidades da Rede Municipal de Ensino. O processo transcorreu com muita tranquilidade, e com a Semed garantindo todo o suporte necessário às famílias e profissionais da educação.
Além disso, Lagarto também investiu na valorização dos profissionais da Educação e no fortalecimento da Rede Municipal de Ensino com a realização da Jornada Pedagógica 2026 e do 1º Ciclo Unificado, Interdisciplinar das Aprendizagens (CUIDA). O evento reuniu centenas de professores em dois dias de muita reflexão coletiva sobre a aprendizagem, o cuidado pedagógico e o planejamento para o ano letivo de 2026. Tudo isso, sem esquecer da entrega do 1° Prêmio SAEL, que celebrou as 10 unidades de ensino que se destacaram no último Índice de Fluência Leitora (IFL).
Programa Bom Dia Feliz
Implantado em 2025, o Programa Bom Dia Feliz foi um divisor de águas para a Rede Municipal de Ensino de Lagarto É que, somente naquele ano, ele garantiu o desjejum a 6.444 alunos matriculados no turno matutino das 76 unidades da Rede Municipal de Ensino. É graças a ele que nenhum estudante entrará em sala de aula sem a devida energia e disposição para aprender.