FLUTUANTE Clube de Aventureiros - 900 x 450
Aracaju (SE), 06 de fevereiro de 2026
POR: Jéssica França
Fonte: Ascom UFS
Em: 05/02/2026 às 17:26
Pub.: 06 de fevereiro de 2026

Aglaé Fontes é homenageada na UFS por atuação relevante no teatro sergipano

Espetáculo Brefaias foi reformulado e exibido com primeiros artistas participantes da peça
UFS - Foto: Janaína Cavalcante / Ascom UFS

A professora e pesquisadora Aglaé Fontes foi homenageada pela criação do espetáculo Brefaias, na noite dessa quarta-feira, 4, na Universidade Federal de Sergipe (UFS). O evento marca meio século da estreia da cena de grande relevância para o teatro sergipano, que até esta quinta, 5, estará em exibição no Auditório da Reitoria, no campus de São Cristóvão.

Ambientada em uma feira popular, Brefaias gira em torno do encontro entre um grupo folclórico do Guerreiro — manifestação tradicional do ciclo natalino do Reisado — e Chico, um vendedor de cordéis que deixa o interior em direção à capital em busca de melhores condições de vida. O cruzamento desses universos revela, de forma poética e crítica, o cotidiano do povo, suas lutas, afetos e estratégias de resistência, compondo um retrato sensível do Brasil profundo.

O espetáculo foi encenado pela primeira vez em 1976 pelo Grupo Expressionista da UFS. A obra enfrentou cortes da censura durante o período da Ditadura Militar, o que reforça seu valor como documento artístico, político e histórico. Quase cinco décadas depois, a nova montagem revisita esse legado, atualizando sua força simbólica e reafirmando o papel do teatro como espaço de criação, reflexão e liberdade.

Emocionada, Aglaé Fontes falou sobre a velocidade do tempo e a sensação de reviver o espetáculo. “O teatro, antes de ir para o palco, é literatura. Quando vai pra cena, vira verdade. Pra mim foi uma emoção muito grande. Chegar aqui, ver as fotos, ver o público chegando. Mas nem eu mesma lembrava que já eram 50 anos”.

A reinterpretação tem no elenco estudantes do curso de Teatro e 12 artistas já atuantes na cena inicial. Toda a ficha técnica do espetáculo é composta por discentes da turma, que assumem funções de direção, produção, visualidades, sonoplastia, figurino e comunicação, ampliando a experiência formativa e revelando novos talentos para a cena artística do estado.

O novo experimento integra a disciplina de Montagem Teatral,do curso de Teatro da UFS, e está sendo coordenado por Maicyra Leão e Marcelo Brazil, professores da instituição.

“Os alunos da disciplina queriam fazer teatro de pano, então escolhemos o Brefaias. Durante as pesquisas, entendemos a dimensão histórica que a gente carregava, demarcando não só um momento que foi importante para a universidade, mas as voltas que esse teatro universitário carrega. A ideia da remontagem foi entrelaçar esses momentos históricos e fazer jus a esses 50 anos aqui dentro da universidade”, disse Maicyra.

A professora aposentada e ex-vice-reitora da UFS, Iara Campelo, fez parte da primeira turma do Teatro Expressionista, enquanto ainda era estudante do curso de Pedagogia. “É uma emoção voltar à UFS e ver essa homenagem a uma pessoa que merecia tanto, porque o início do teatro em Aracaju e Sergipe é Aglaé e Alencar”, celebrou.

Gracinha Barreto foi aluna de Aglaé Fontes aos cinco anos de idade e também fez parte da primeira turma do Teatro Expressionista. No decorrer desses 50 anos, trabalharam outras vezes juntas. Ela falou sobre a emoção de ver o Brefaias reinterpretado por jovens artistas. “Confesso que tomei um susto quando recebi o convite para a homenagem. Passa um filme na cabeça, sabe? Torço por essa nova turma porque mantém o espetáculo vivo, o teatro vivo, a vida artística viva”.

Carlos Dias também foi um dos artistas participantes das primeiras exibições do Brefaias, interpretando um vendedor e guerreiro de Reisado. Ele deixou uma mensagem para artistas em formação. “Coragem! Não desistam dos objetivos, não desistam do propósito e continuem firmes no empreendimento, porque logra-se êxito quando a gente se dedica com exclusividade”.

O reitor da UFS, professor André Maurício Conceição, também participou do evento e falou sobre a importância da memória e da beleza do teatro:

“O que a gente viu aqui hoje foi uma das coisas mais belas que já vi nessa universidade. Esta é uma noite histórica, que junta um grupo maravilhoso e nos faz relembrar o processo da Ditadura, para nos fortalecer”, disse.


Notícias Indicadas

Iguá Sergipe prevê abertura de mais de 400 vagas de emprego em 2026 e lança canal oficial de empregos no estado

Ferreira Costa abre mais de 10 vagas de emprego em Aracaju

Prefeitura anuncia vasta programação para o Carnaval da Barra 2026

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Clube de Aventureiros Estrelas Brilhantes: Mais de duas décadas de dedicação ao desenvolvimento infantil

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Governo de Sergipe anuncia redução no preço da tarifa do gás natural canalizado

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Nona, Bruninho Top7, cortejos do Rasgadinho e Maysa Reis agitam o Jardins Folia 2026

5 alertas de que o sistema contábil da sua empresa ficou para trás

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

Detran Sergipe moderniza CNH e exame prático passa a ser realizado sem baliza

Petrobras garante três décadas de produção em Sergipe Águas Profundas

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação