Bolsa Família Itinerante amplia acesso da população em cinco bairros de Socorro
Ação da Semfas facilita atualização do Cadastro Único e desbloqueio de benefícios sociais
Nesta terça-feira, 27, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro realizou mais uma edição do Bolsa Família Itinerante, iniciativa voltada a facilitar a regularização do benefício e ampliar o acesso da população aos direitos sociais. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal da Família, da Inclusão e da Assistência Social (Semfas), aconteceu na Creche Michelle de Jesus Santos, no bairro Albano Franco.
Os serviços ofertados incluíram a atualização e a regularização do Cadastro Único, além do desbloqueio do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Ao todo, cinco bairros foram contemplados com a ação: Albano Franco, Marcos Freire III, Novo Horizonte, Taiçoca de Dentro e Seixas Dórea. No ano passado, a pasta realizou 12 edições do projeto, com aproximadamente 15 mil visitas de busca ativa e cerca de 100 mil atendimentos gerais, consolidando um marco histórico para o primeiro ano da gestão.
Para o secretário da Semfas, Gledson Oliveira, os números alcançados pelo programa refletem o compromisso da gestão municipal em ampliar e qualificar o acolhimento à população que mais precisa. Segundo ele, o Bolsa Família Itinerante foi criado com o objetivo de aproximar ainda mais a gestão e as comunidades, garantindo acesso facilitado aos serviços. “Esses números são expressivos e demonstram a presença efetiva do serviço nas comunidades de Nossa Senhora do Socorro. Mais do que estatísticas, eles representam dignidade, regularização de cadastros e o desbloqueio de benefícios para famílias que dependem desse suporte”, afirmou.
De acordo com a diretora de Políticas Públicas de Transferência de Renda da Semfas, Sandra Magna Resende, manter os cadastros regularizados é um dos principais objetivos da ação. “Nesta edição, o foco está, principalmente, naquelas que aguardam a regularização do benefício. Nossa equipe está mobilizada para garantir um atendimento humanizado, eficiente e para alcançar todas as famílias que precisam”, destacou. Além do serviço realizado no local, também foram promovidas visitas domiciliares, ação fundamental para a atualização cadastral e o desbloqueio de benefícios.
Para quem não pode se deslocar até um dos equipamentos da Semfas, a ação representa a facilidade de resolver pendências perto de casa. Para a moradora do Marcos Freire III, Joselania da Silva, a iniciativa trouxe mais comodidade e agilidade na assistência. “Vim atualizar o meu cadastro do Bolsa Família, renovar as informações. Precisei retirar o nome do meu filho, que não mora mais comigo, e deixar apenas o da minha filha. O suporte foi muito bom, foram muito simpáticos”, comentou.
Moradora da Taiçoca de Dentro, Edenilde dos Santos também aproveitou o momento para regularizar a situação do benefício. “Fiz questão de atualizar meus dados para continuar recebendo, já que isso precisa ser feito a cada dois anos. Moro sozinha, então essa ajuda é muito importante. Ter o atendimento mais perto de casa facilita bastante. Fui muito bem atendida”, disse.