Iguá Sergipe realiza melhorias na Adutora Sertaneja e recupera abastecimento em quatro cidades do interior
Intervenções corrigiram 30 vazamentos de grande proporção beneficiando quatro municípios diretamente.
Aracaju, 23 de janeiro de 2025 - A Iguá Sergipe executou quatro operações na Adutora Sertaneja, que abastece 22 municípios sergipanos, com foco na correção de falhas estruturais e melhoria do desempenho do fornecimento de água para a população da região. Dentre os resultados operacionais, ocorreu o reparo de 30 vazamentos de grande proporção e o fortalecimento do abastecimento na sede de quatro municípios.
Por meio do projeto ‘Se Liga’, que utiliza fiscalização aérea com drones, foram identificados pontos críticos ao longo da adutora, como vazamentos, trechos com necessidade de desobstrução e falhas operacionais. A partir desse mapeamento, a concessionária executou as manutenções corretivas nos dias 3 de dezembro, 7, 13 e 20 de janeiro.
Nas primeiras intervenções os serviços permitiram, por exemplo, que o município de Graccho Cardoso, Cumbe e Feira Nova voltasse a receber água, após a correção de vazamentos e ajustes operacionais no sistema.
Na última terça-feira, 20, na região de Nossa Senhora de Lourdes, cerca de 15 equipes operacionais atuaram simultaneamente em diversos pontos da adutora, com intervenções em: vazamentos em rede e hidrômetros; trechos com necessidade de desobstrução, e melhorias nas instalações elétricas dos sistemas de bombeamento.
Estrutura regional
As melhorias realizadas na Adutora Sertaneja fazem parte da nova organização operacional da Iguá Sergipe, com a criação da Regional Sertaneja, em funcionamento desde dezembro de 2025. A divisão foi estruturada para ampliar a presença das equipes em campo e garantir respostas mais rápidas às demandas da população.
Desde o início da operação da Regional, já foram executadas melhorias em municípios como Graccho Cardoso, Aquidabã, Itabi, Canhoba e Feira Nova. Além do município de Neópolis, com a ampliação de 210 metros de rede de abastecimento e a viabilização de 30 novas ligações domiciliares, ampliando o acesso à água tratada e fortalecendo o atendimento à população local.
Segundo o gerente regional, Elton Oliveira, o uso de recursos tecnológicos tem sido fundamental para acelerar os resultados.
“O apoio de ferramentas como drones, monitoramento técnico e busca ativa em campo tem permitido identificar com mais precisão os pontos críticos do sistema e agir com mais rapidez na solução dos problemas, trazendo ganhos reais para o abastecimento da população.”
A Regional Sertaneja engloba os municípios de Gararu, Nossa Senhora de Lourdes, Itabi, Canhoba, Amparo do São Francisco, Telha, Propriá, Santana do São Francisco, Neópolis, Ilha das Flores, Brejo Grande, Pacatuba, Japaratuba, Japoatã, Muribeca, São Francisco, Malhada dos Bois, Cedro de São João, Aquidabã, Graccho Cardoso, Feira Nova e Cumbe.
Sobre a Iguá Sergipe
Com a concessão parcial para a prestação de serviços de saneamento básico à população sergipana, a Iguá Sergipe é responsável pelo abastecimento de água e esgotamento em Sergipe. Com o início da operação plena, em maio de 2025, a companhia iniciou investimentos em saneamento básico na região, beneficiando mais de 2 milhões de pessoas ao longo dos 35 anos do contrato. Alinhada ao Marco Legal do Saneamento, que estabelece a meta de universalizar o acesso à água potável e ao esgotamento sanitário no Brasil até 2033, a Iguá Sergipe promove mais saúde, qualidade de vida e desenvolvimento sustentável no estado.
Sobre a Iguá Saneamento
A Iguá Saneamento é uma das maiores do setor no Brasil, atuando em 121 municípios de seis estados. Beneficia aproximadamente 6 milhões de pessoas por meio de concessões e parcerias público-privadas, promovendo mais saúde, qualidade de vida e sustentabilidade.