Aracaju (SE), 20 de janeiro de 2026
POR: Governo de Sergipe
Fonte: Governo de Sergipe
Em: 20/01/2026 às 12:00
Pub.: 20 de janeiro de 2026

Projeto Sanfoneiras de Sergipe retoma atividades e fortalece formação musical feminina

Iniciativa do Governo une empoderamento e valorização da tradição nordestina

Projeto Sanfoneiras de Sergipe retoma atividades e fortalece formação musical feminina - Foto: Ascom Funcap

As atividades do projeto Sanfoneiras de Sergipe foram retomadas após o recesso de fim de ano, reafirmando o compromisso do Governo com a valorização da cultura nordestina e o fortalecimento do protagonismo feminino na música. A iniciativa é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap) e da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM). 

Voltado à formação musical e ao empoderamento feminino, o projeto oferece aulas gratuitas de sanfona para mulheres no Complexo Cultural Gonzagão, em Aracaju. As participantes têm a oportunidade de aprofundar conhecimentos técnicos e práticos sobre o instrumento, ampliando o acesso das mulheres a espaços tradicionalmente ocupados por homens no cenário musical nordestino.

O curso é ministrado pelo educador musical Lucas Campelo e combina teoria e prática, aproximando as alunas da tradição do forró, expressão cultural reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Além da formação artística, o projeto promove o intercâmbio de experiências e o fortalecimento da identidade cultural das participantes.

Para o professor Lucas Campelo, o retorno das aulas em 2026 marca a continuidade de um trabalho voltado à valorização da música nordestina e ao fortalecimento da presença feminina no universo da sanfona.

“Estamos retomando as aulas cheios de saudade de tocar sanfona e com ainda mais vontade de seguir aprendendo e ensinando. Um dos pontos mais importantes do projeto, além de fomentar o protagonismo feminino e abrir oportunidades no mercado de trabalho na área da música, é promover esse encontro entre mulheres de diferentes faixas etárias e histórias de vida, todas unidas pelo mesmo objetivo: aprender a tocar sanfona”, destacou.

A diarista Joselita Albuquerque destacou o impacto positivo do projeto em sua rotina e na relação com a música. Para ela, a iniciativa amplia oportunidades e incentiva a participação das mulheres. “Eu estou amando esse projeto de aprender e entender a música. Ele foi criado para beneficiar as mulheres, que muitas vezes ficam em casa e agora têm a chance de participar. As aulas são maravilhosas, as colegas de classe são muito gentis e, para mim, está sendo ótimo. Eu amo cantar e tocar, sempre foi um sonho”, ressaltou.

Já a terapeuta Lycia Chagas elogiou a iniciativa do projeto e destacou a importância de criar espaços de aprendizado voltados às mulheres. “Para falar desse projeto é só elogios. É uma grande iniciativa, porque nos oferece a oportunidade de aprender um instrumento tão tradicional e valorizado em nosso estado. Espero que o projeto siga adiante e alcance ainda mais mulheres sanfoneiras. Além disso, o professor Lucas é excelente, muito cortês e gentil e isso faz toda a diferença no processo de ensino”, afirmou.


Notícias Indicadas

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Fusqueata em comemoração ao Dia Nacional do Fusca acontece domingo (25) em Aracaju

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Hapvida vai abrir novo hospital com 130 leitos, urgência, emergência e exames de alta complexidade

Prefeitura de Aracaju alerta pais e responsáveis sobre cuidados na escolha do transporte escolar

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Fábricas de fertilizantes em Sergipe e Bahia voltam a operar em meio a riscos no suprimento internacional

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação