MPT-SE participa de mais uma edição do Projeto "Praça que Abraça”
Iniciativa promovida pelo Governo do Estado ofereceu serviços de assistência à população vulnerável
O Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE) participou, nesta segunda-feira (22), de mais uma edição do Projeto “Praça que Abraça”. Dessa vez, a iniciativa aconteceu na Praça Fausto Cardoso, no Centro de Aracaju, com oferta de serviços de assistência às pessoas em situação de rua. O procurador do Trabalho Adroaldo Bispo representou o MPT-SE no evento. “Essa é uma iniciativa que merece os elogios e, sem dúvida alguma, o apoio do MPT-SE. Precisamos garantir a essas pessoas o essencial para o início de uma nova vida, além do banho e dos serviços de saúde, aquelas ações que garantam a saída desse estado de vulnerabilidade, para que consigam renda própria e, a partir daí, condições dignas casa, habitação e alimentação regular”, ressaltou o procurador do Trabalho Adroaldo Bispo.
Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) e do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Estadual para a População em Situação de Rua (CIAMPE/PSR), esta foi a segunda edição do projeto, que acontece em parceria com instituições e oferece banho e doação de kits de higiene, com o Projeto Banho para Todos, corte de cabelo, atualização do CadÚnico, testes rápidos e consultas médicas. “Nós temos outras ações voltadas à população em situação de rua, mas, no Praça que Abraça, intensificamos. São diversos serviços de cidadania ofertados a pessoa em situação de rua ou com trajetória de rua, com o objetivo de tirar essa população da invisibilidade. A partir do momento que as pessoas têm acesso aos programas sociais, a encaminhamentos de empregabilidade, de cuidado da saúde, elas têm garantidos os seus direitos”, afirmou a diretora de Inclusão em Direitos Humanos da Seasic, Isabel Ferreira.
Outro importante serviço é o Cabide Solidário, uma parceria da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) com a Receita Federal e demais instituições, com oferta de roupas e calçados às pessoas em situação de rua. “É muito importante participar dessa ação, principalmente agora, nesse período de final de ano, para que essas pessoas tenham um Natal mais digno”, disse o secretário executivo da Seteem, Tony Vieira.
Rafael Marinho foi um dos beneficiados pela ação e ficou feliz ao ver tantas outras pessoas que foram atendidas também. “Quantas pessoas não frequentam alguns órgãos, mas hoje, aqui, tiveram acesso, se alimentaram, tomaram um banho, ganharam um tênis. É uma ação que deve se repetir, o ano todo”, concluiu Marinho.