Prefeito de Lagarto participa da cerimônia de entrega de autorizações para cirurgias de catarata
Somente nos 12 primeiros meses de gestão, mais de 800 cirurgias de catarata já foram realizadas
O município de Lagarto deu mais um passo importante na promoção da saúde da população. Com o objetivo de reduzir as filas de espera e transformar a realidade das pessoas que têm dificuldades para enxergar, na manhã desta segunda-feira, 8, o prefeito Sérgio Reis participou da entrega de autorizações para cirurgias de catarata. Somente hoje, 100 pessoas receberam a autorização para as cirurgias, que serão realizadas com recursos próprios do município, na próxima quinta-feira, 11.
Em 12 meses da atual gestão, os mutirões para cirurgias de catarata foram realizados de forma contínua e periódica, tendo como resultado mais de 800 procedimentos. Essa é uma iniciativa da Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para proporcionar mais qualidade de vida, saúde e bem-estar à população lagartense.
O prefeito Sérgio Reis destaca o avanço na área da saúde, tendo como exemplo o andamento da fila de espera para cirurgias de catarata. “Estamos dando mais um passo importante na atenção à saúde ocular. Além de entregarmos 100 autorizações para as cirurgias de catarata, organizamos toda a logística para que esses pacientes sejam atendidos já no próximo dia 11, sem filas e sem demora. Esse trabalho faz parte de um esforço maior que temos feito para ampliar o acesso a consultas, exames e procedimentos especializados, garantindo atendimento digno para quem mais precisa. Investimos recursos próprios porque entendemos que cuidar da visão é cuidar da autonomia e da segurança das pessoas. Esse é o compromisso da nossa gestão: resolver, facilitar e melhorar a vida do nosso povo”, enfatiza.
O secretário municipal de Saúde, Marlysson Magalhães, ressaltou o compromisso da gestão com a saúde do povo lagartense. “Hoje é um dia especial para a gestão do prefeito Sérgio Reis. A entrega das autorizações para cirurgias de catarata mostra o compromisso que temos em reduzir as filas de espera do município, o compromisso com a saúde. Já são mais de 800 cirurgias de catarata, com o objetivo de trazer de volta a visão, a dignidade, um ato de humanidade. A gestão não mediu esforços para poder fazer, mês a mês, as cirurgias de catarata. Um exemplo disso é que, no mês passado, 200 cirurgias foram realizadas, 100 serão realizadas agora e mais 100 serão realizadas até o final do mês”, explica.
Durante a cerimônia de entrega das autorizações, os pacientes receberam orientações relacionadas ao pré-operatório, com o objetivo de facilitar o fluxo e otimizar os resultados dos procedimentos cirúrgicos. A dona de casa Edivânia Carvalho, 50, é uma das 100 pessoas que farão a cirurgia de catarata. Ela participou da cerimônia, recebeu a autorização e as orientações necessárias. Edivânia explica o que muda na sua vida a partir da cirurgia. “Eu estou achando ótimo, para ler principalmente. Com a cirurgia muda muita coisa, vou enxergar melhor, assistir televisão, ler”, disse.
Participaram da cerimônia a vice-prefeita Suely Menezes; o deputado federal Fábio Reis; o presidente da Câmara de Vereadores, Washington de Mariquita; e a vereadora Manoela da Lagartense.
Redução das filas de espera
Com foco em zerar as filas de espera para exames e cirurgias, o prefeito de Lagarto aproveitou a cerimônia para divulgar o chamamento público que está em trâmite. “Nós não temos a obrigação de oferecer serviços de média complexidade, pois compete ao Estado. Mas, com a responsabilidade que tenho, determinei ao secretário Marlysson que fizesse um chamamento público para zerar a fila dos exames que estão reprimidos na saúde pública da nossa cidade. Vão ser mais de três mil exames oftalmológicos, mais de 1.500 ultrassonografias, mais de 600 raio-x. Vamos fazer um mutirão durante os meses de janeiro, fevereiro e março para a gente zerar a fila de atendimento nas consultas especializadas aqui na nossa cidade”, pontua o prefeito.