Aracaju (SE), 09 de dezembro de 2025
POR: Prefeitura de Lagarto
Fonte: Prefeitura de Lagarto
Em: 08/12/2025 às 14:23
Pub.: 09 de dezembro de 2025

Prefeito de Lagarto participa da cerimônia de entrega de autorizações para cirurgias de catarata

Somente nos 12 primeiros meses de gestão, mais de 800 cirurgias de catarata já foram realizadas

Cerimônia de entrega de autorizações para cirurgias de catarata - Foto: PML

O município de Lagarto deu mais um passo importante na promoção da saúde da população. Com o objetivo de reduzir as filas de espera e transformar a realidade das pessoas que têm dificuldades para enxergar, na manhã desta segunda-feira, 8, o prefeito Sérgio Reis participou da entrega de autorizações para cirurgias de catarata. Somente hoje, 100 pessoas receberam a autorização para as cirurgias, que serão realizadas com recursos próprios do município, na próxima quinta-feira, 11.
 
Em 12 meses da atual gestão, os mutirões para cirurgias de catarata foram realizados de forma contínua e periódica, tendo como resultado mais de 800 procedimentos. Essa é uma iniciativa da Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para proporcionar mais qualidade de vida, saúde e bem-estar à população lagartense.
 
O prefeito Sérgio Reis destaca o avanço na área da saúde, tendo como exemplo o andamento da fila de espera para cirurgias de catarata. “Estamos dando mais um passo importante na atenção à saúde ocular. Além de entregarmos 100 autorizações para as cirurgias de catarata, organizamos toda a logística para que esses pacientes sejam atendidos já no próximo dia 11, sem filas e sem demora. Esse trabalho faz parte de um esforço maior que temos feito para ampliar o acesso a consultas, exames e procedimentos especializados, garantindo atendimento digno para quem mais precisa. Investimos recursos próprios porque entendemos que cuidar da visão é cuidar da autonomia e da segurança das pessoas. Esse é o compromisso da nossa gestão: resolver, facilitar e melhorar a vida do nosso povo”, enfatiza.
 
O secretário municipal de Saúde, Marlysson Magalhães, ressaltou o compromisso da gestão com a saúde do povo lagartense. “Hoje é um dia especial para a gestão do prefeito Sérgio Reis. A entrega das autorizações para cirurgias de catarata mostra o compromisso que temos em reduzir as filas de espera do município, o compromisso com a saúde. Já são mais de 800 cirurgias de catarata, com o objetivo de trazer de volta a visão, a dignidade, um ato de humanidade. A gestão não mediu esforços para poder fazer, mês a mês, as cirurgias de catarata. Um exemplo disso é que, no mês passado, 200 cirurgias foram realizadas, 100 serão realizadas agora e mais 100 serão realizadas até o final do mês”, explica.
 
Durante a cerimônia de entrega das autorizações, os pacientes receberam orientações relacionadas ao pré-operatório, com o objetivo de facilitar o fluxo e otimizar os resultados dos procedimentos cirúrgicos. A dona de casa Edivânia Carvalho, 50, é uma das 100 pessoas que farão a cirurgia de catarata. Ela participou da cerimônia, recebeu a autorização e as orientações necessárias. Edivânia explica o que muda na sua vida a partir da cirurgia. “Eu estou achando ótimo, para ler principalmente. Com a cirurgia muda muita coisa, vou enxergar melhor, assistir televisão, ler”, disse.
 
Participaram da cerimônia a vice-prefeita Suely Menezes; o deputado federal Fábio Reis; o presidente da Câmara de Vereadores, Washington de Mariquita; e a vereadora Manoela da Lagartense.
 
Redução das filas de espera
 
Com foco em zerar as filas de espera para exames e cirurgias, o prefeito de Lagarto aproveitou a cerimônia para divulgar o chamamento público que está em trâmite. “Nós não temos a obrigação de oferecer serviços de média complexidade, pois compete ao Estado. Mas, com a responsabilidade que tenho, determinei ao secretário Marlysson que fizesse um chamamento público para zerar a fila dos exames que estão reprimidos na saúde pública da nossa cidade. Vão ser mais de três mil exames oftalmológicos, mais de 1.500 ultrassonografias, mais de 600 raio-x. Vamos fazer um mutirão durante os meses de janeiro, fevereiro e março para a gente zerar a fila de atendimento nas consultas especializadas aqui na nossa cidade”, pontua o prefeito.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação