Aracaju (SE), 09 de dezembro de 2025
POR: Lotti + Caldas Comunicação
Fonte: Lotti + Caldas Comunicação
Em: 09/12/2025 às 07:55
Pub.: 09 de dezembro de 2025

Projeto Lacre do Bem entrega cadeiras de rodas à AAACASE e APAE Aracaju

Em parceria com o Shopping Jardins, ação transforma lacres de alumínio em inclusão e mobilidade para mais de 900 pessoas atendidas pelas instituições

Projeto Lacre do Bem entrega cadeiras de rodas à AAACASE e APAE Aracaju - Foto: Arquivo Shopping Jardins

Um gesto simples, repetido por milhares de pessoas ao longo do ano — guardar o lacre de uma latinha — acaba de transformar a rotina de duas importantes instituições sociais de Sergipe. Mais uma vez, a campanha realizada pelo Shopping Jardins em parceria com o Projeto Lacre do Bem converteu 210 quilos de lacres de alumínio em duas cadeiras de rodas. E os equipamentos foram doados à Associação de Apoio ao Adulto com Câncer do Estado de Sergipe (AAACASE) e à APAE Aracaju.

A iniciativa, que une solidariedade e responsabilidade ambiental, chega à sua segunda doação consecutiva no Estado. No ano passado, os lacres arrecadados no Shopping Jardins possibilitaram a compra e entrega de uma cadeira de rodas ao GAAC e outra à AAACASE. Em 2025, a mobilização cresceu e segue renovando vidas — uma latinha por vez.

“Estamos muito felizes em promover esse elo entre sustentabilidade e solidariedade, entre a população e as instituições”, celebra Ângela Ramos, superintendente do Shopping Jardins.

Impacto direto na vida de quem mais precisa

Há 24 anos, a AAACASE presta assistência gratuita a adultos em tratamento contra o câncer e, hoje, atende à cerca de 300 pessoas por mês. Neide dos Santos, presidente da instituição, destaca que a cadeira de rodas chega como um reforço essencial à rotina da AAACASE.

“A demanda é muito grande. Usamos cadeiras de rodas para pacientes debilitados, emprestamos para um e depois para outro, e para levá-los aos tratamentos. É um equipamento fundamental para o nosso trabalho diário”, afirma.

Na APAE Aracaju, que atende mensalmente cerca de 620 pessoas com deficiência de todas as idades, a doação também representa inclusão e mobilidade.

“Muitas pessoas não têm cadeira de rodas e esse equipamento nos ajuda na locomoção dentro da própria instituição. Vamos incentivar as famílias e nossos colaboradores a juntarem lacres para fortalecer o projeto. Já temos um projeto de sustentabilidade e educação ambiental e vamos inserir a arrecadação de lacres em nossas atividades”, explica Ingridy Valesca, coordenadora de assistência social da entidade que, há 57 anos, atua em Aracaju.

Solidariedade que se multiplica

A campanha do Lacre do Bem segue ativa no Shopping Jardins. Quem desejar contribuir pode depositar lacres de alumínio nos coletores instalados nas praças de alimentação Jardins e Arcos. O projeto, criado em 2013 por Júlia Macedo, então com apenas nove anos de idade, já se expandiu para diversos estados e continua transformando pequenos gestos em grandes mudanças.

“Cada lacre depositado é um ato de cuidado com o meio ambiente e com o próximo. Agradecemos a todos que nos ajudaram a contribuir com duas importantes instituições neste ano e convidamos toda a população a seguir engajada na campanha para que outras entidades sejam beneficiadas”, ressalta Vivianne Andrade, coordenadora de Sustentabilidade do Shopping Jardins.

Com a união da comunidade, do Shopping Jardins e das instituições parceiras, mais pessoas ganham autonomia — mostrando que o bem pode ser leve como um lacre, mas grande como a transformação que provoca.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação