CASACOR Sergipe encerra a edição 2025 premiando os melhores ambientes
O Prêmio Correio de Sergipe CASACOR reconheceu os destaques da mostra em seis diferentes categorias
No último fim de semana, a maior mostra de arquitetura, design e paisagismo da América Latina, chegou ao fim celebrando a inovação, a criatividade e a capacidade de 34 profissionais em transformar 31 ambientes em experiências e imersão na cultura, na memória coletiva e na tradição do local.
Após 52 dias, a mostra encerra sua jornada reafirmando seu papel como referência de narrativas estéticas que ultrapassaram o olhar e a imaginação. E dentro deste contexto, a edição é considerada como a mais icônica já realizada em Sergipe.
Inspirado no tema ‘Semear Sonhos’, o evento teve como palco o Palácio de Veraneio, que acolheu a mostra através de uma importante parceria firmada com o Governo do Estado, o que ampliou o alcance do evento e reforçou a conexão com a história.
Para encerrar a edição 2025, a CASACOR promoveu a premiação dos melhores ambientes deste ano, em parceria com Correio de Sergipe que, através da indicação de um júri técnico, reconheceu o talento e a criatividade dos profissionais participantes.
A comissão especializada foi composta por nomes de destaque do setor, como Karine Santiago, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) –, Diogo Dantas, diretor da Associação de Design de Interiores (ABD) –, Ingrid Carvalho, coordenadora do curso de Arquitetura da Unit –, Danielle Sônego, gerente de Marketing do RioMar Aracaju e Lívia Pedrosa representando a CASACOR Nacional.
Através do acesso ao aplicativo da CASACOR Sergipe, o público também pode escolher o ambiente preferido na categoria júri popular.
“É com grande satisfação que celebramos este prêmio, que destacou os melhores ambientes da nossa mostra. Esta edição foi marcada por impressionantes qualidades técnica e estética dos projetos, que enriqueceram cada espaço. A premiação é uma valorização ao trabalho dos profissionais que ajudaram a construir a identidade da CASACOR Sergipe 2025. Trata-se de um estímulo à inovação e ao protagonismo, reafirmando o papel da arquitetura e do design sergipano no cenário nacional. Hoje, celebramos não apenas os vencedores, mas todos aqueles que contribuíram para que esta edição fosse memorável”, pontuou Mercês Souza, diretora operacional da mostra em Sergipe.
Relevância do artesanato sergipano na mostra
Na edição sergipana do evento, o artesanato assumiu um papel de grande relevância, enriquecendo a estética dos ambientes e conectando cada projeto às raízes culturais sergipanas. Entre os 31 espaços da mostra, 28 exibiram peças artesanais exclusivas.
Reconhecendo a contribuição tão valiosa, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo realizou uma pré-seleção e destacou obras feitas à mão que sobressaíram dentro da mostra. A peça escolhida pelo elenco CASACOR Sergipe e premiada como a mais expressiva foi ‘Carranca’ do artista Cachoba, instalada no ambiente Pátio Afluentes, assinado por Mirlene Sales e Ívia Maia.
Confira os vencedores indicados pelo júri técnico e as respectivas categorias:
- Categoria Corporativo: Gabinete do Governador ‘Entre Linhas’ - Hertha Dantas
- Categoria Melhor Estar: Estar Íntimo Refúgio Secreto - Lúcia Helena Magalhães
- Categoria Melhor Quarto: Chalé de Veraneio Deca – Maicon Amorim
- Categoria Melhor Banheiro: Banheiro Entre a Luz e o Silêncio - Luiz Fernando e Dani
- Categoria Melhor Ambiente Externo: Sensi Deck Bar – Gilvan Acciolli
- Categoria Ambiente de Paisagismo: Jardim Artur Bispo do Rosário – Fernando Antônio
Ambiente indicado pelo júri popular:
- Categoria Melhor Ambiente CASACOR 2025: Auteruim Outdoor Living – Josef Meris
Tema da CASACOR 2026
Após finalizar a premiação, a diretoria da CASACOR Sergipe anunciou o tema da próxima edição. “Encerramos hoje uma história linda, mas já abrimos as portas para a próxima. Em 2026, a mostra nos convida a mergulhar no tema ‘Mente e Coração’, nos provocando a pensa a casa como refúgio, como um espaço de cura e autocuidado, especialmente em um mundo cada vez mais acelerado, cheio de excessos, incertezas e impactos da inteligência artificial em nossa rotina”, pontuou Mercês Souza.