Furto de água: Iguá Sergipe inicia projeto para combater ligações clandestinas
A Iguá Sergipe iniciou o Projeto Se Liga, ação intensiva de identificação, fiscalização e regularização de ligações clandestinas de água nos municípios sergipanos. A primeira etapa ocorreu em Porto da Folha, na última quarta-feira, 26. Ao longo dos próximos meses, a Iguá Sergipe pretende inspecionar e regularizar cerca de 250 mil ligações clandestinas em sua área de atuação.
O projeto tem como objetivo reduzir perdas, combater o furto de água e assegurar uma distribuição mais eficiente e contínua para a população, integrando um conjunto de medidas adotadas pela concessionária para reforçar o abastecimento em regiões onde o problema se agrava devido a irregularidades.
De acordo com o gerente operacional da Iguá Sergipe, Fernando Teles, essa é uma ação essencial para melhorar o fornecimento na região. Segundo ele, o furto de água é um dos fatores que têm impacto direto no abastecimento do sertão sergipano.
“Nosso objetivo é identificar pontos que desviam água das adutoras e prejudicam o atendimento à população. Além disso, ainda existem as obstruções provocadas nas redes, em alguns casos de forma proposital, a exemplo de garrafas inseridas para obstruir o ramal.”, relata Teles que tem encontrado cenas como essa durante inspeções em campo.
Para combater tais práticas, a Iguá Sergipe firmou um Termo de Cooperação com o Ministério Público Estadual e com orgãos de segurança para reforçar ações mais rigorosas de enfrentamento ao furto de água, e o Projeto Se Liga é uma das frentes desse trabalho.
A atuação da Iguá Sergipe envolverá o uso de tecnologia e inspeções de campo, com monitoramento de pressão e vazão, inspeção visual, identificação de tubos irregulares e utilização de geofones, drones e sensores de pressão. A concessionária também promoverá a orientação aos clientes, reforçando que o furto de água é crime e gera responsabilização civil.
O que é uma ligação clandestina?
É qualquer conexão irregular feita para receber água tratada sem autorização da concessionária. Esse tipo de prática provoca impactos significativos no sistema, como desvio de água tratada, redução de pressão e vazão na rede, intermitências no abastecimento e até rompimentos em adutoras quando a intervenção é feita diretamente nas grandes tubulações que transportam água.
Sobre a Iguá Sergipe
Com a concessão parcial para a prestação de serviços de saneamento básico à população sergipana, a Iguá Sergipe é responsável pelo abastecimento de água e esgotamento em Sergipe. Com o início da operação plena, em maio de 2025, a companhia iniciou investimentos em saneamento básico na região, beneficiando mais de 2 milhões de pessoas ao longo dos 35 anos do contrato. Alinhada ao Marco Legal do Saneamento, que estabelece a meta de universalizar o acesso à água potável e ao esgotamento sanitário no Brasil até 2033, a Iguá Sergipe promove mais saúde, qualidade de vida e desenvolvimento sustentável no estado.
Sobre a Iguá Saneamento
A Iguá Saneamento é uma das maiores empresas do setor de saneamento no Brasil, com operações em 121 municípios de seis estados: Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe. A empresa presta serviços de saneamento básico que beneficiarão aproximadamente 6 milhões de pessoas nas áreas atendidas, por meio de concessões e parcerias público-privadas. A companhia é signatária do Pacto Global da ONU e atua nos Movimentos 2030, com foco na segurança hídrica, redução de emissões de CO2 e aumento da diversidade na liderança. Em 2024, foi eleita pela oitava vez consecutiva como excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Saiba mais em www.igua.com.br.