Grupo Mãos Amigas com a melhor idade participa da primeira edição do projeto Aprendendo com o Parlamento
Na manhã desta quarta-feira, 26, a convite da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), por meio da Escola do Legislativo de Aracaju Professora Neuzice Barreto Lima, o grupo “Mãos Amigas”, composto por integrantes dos bairros Industrial, Santos Dumont e Soledade, participou do projeto Aprendendo com o Parlamento.
O projeto, organizado em eixos temáticos, visa aproximar a população do Poder Legislativo, proporcionando uma experiência enriquecedora para os integrantes do grupo. Além de conhecer as instalações da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), os visitantes participaram de uma palestra com especialista, que abordou temas sobre direitos e deveres, cidadania e representatividade.
De acordo com o diretor da unidade vinculada à CMA, Marcos Aurélio, a iniciativa surge a partir da democratização do espaço político. “Este projeto abrange todos os públicos, sejam estudantes, universitários ou grupos da melhor idade. Ficamos contentes com a aceitação deste convite e, mais uma vez, a Escola trabalha a inclusão, desenvolvendo uma nova perspectiva sobre a política, entendendo que eles também fazem parte desse processo e que têm o poder de mudar a realidade”, disse.
Dividido em duas etapas, o Aprendendo com o Parlamento tem a sua primeira parte ministrada pela professora de História, Cláudia Evaristo. “Participo, pela primeira vez, deste projeto, que é o pontapé para outras edições. Na primeira etapa, falamos sobre a história da política em Sergipe”.
“Na segunda etapa, os convidados vão conhecer a CMA, passando por cada setor, descobrindo sua função e finalizando no plenário, conhecendo os 26 vereadores, além de um bate-papo com os vereadores, o vice-presidente da CMA, Pastor Diego, e a vereadora Selma França”, finaliza o diretor da Escola do Legislativo de Aracaju, Marcos Aurélio.
A coordenadora do grupo “Mãos Amigas”, Edna Maria Santana Vieira, pontuou a importância da participação do grupo e do convite. “Ficamos felizes com o convite e posso afirmar que este grupo aprendeu sobre política, além de conhecermos, pela primeira vez, a CMA, passando por cada setor”, agradeceu.
Já a aposentada e participante do grupo enalteceu o projeto e acrescentou que conhecimento sempre é bem-vindo. “Estou adorando participar deste projeto, que é a primeira edição. Aqui é sobre aprender, e conhecimento levamos até o túmulo. A Escola do Legislativo de Aracaju Professora Neuzice Barreto Lima está de parabéns”, finalizou Maria José Santos Barbosa.