SerMulher Escuta promove diálogo com representantes da Associação de Catadoras de Mangaba do Santa Maria
A Secretaria Municipal de Respeito às Políticas para as Mulheres (SerMulher) segue fortalecendo os canais de diálogo com mulheres de diferentes comunidades de Aracaju. Na tarde da última terça-feira (29), a secretária Elaine Oliveira recebeu na sede da pasta a presidente e a tesoureira da Associação das Catadoras e Catadores de Mangaba Padre Luiz Lemper, Maria Eliene Santos e Marlene, respectivamente.
O encontro integra as ações do SerMulher Escuta, iniciativa criada com o objetivo de ouvir diretamente mulheres de diversos territórios, identificar demandas específicas e construir, de forma coletiva, políticas públicas mais eficazes e sensíveis à realidade de cada grupo.
Durante a reunião, foram apresentadas as principais dificuldades enfrentadas pelas integrantes da associação, cuja sede fica no Bairro Santa Maria, entre elas o acesso a serviços públicos, segurança, renda e condições de trabalho. A escuta atenta da equipe da SerMulher buscou compreender os desafios vividos pelas catadoras, que desempenham um papel fundamental na preservação ambiental e na economia local.
Para a secretária Elaine Oliveira, a aproximação com mulheres que atuam em diferentes contextos é essencial para a construção de uma política pública transformadora. “Foi uma tarde extremamente produtiva. Nosso objetivo com o SerMulher Escuta é garantir que as políticas que estamos desenvolvendo estejam alinhadas com as reais necessidades das mulheres. A escuta é o primeiro passo para transformar realidades, seja por meio da atuação direta da gestão ou por articulações com parceiros da rede pública e privada”, destacou.
O SerMulher Escuta seguirá ouvindo representantes de organizações femininas e coletivas, consolidando-se como uma importante ferramenta de escuta qualificada e participação cidadã no planejamento das ações da Secretaria.