Semana Estadual da Doação de Leite Humano acontece até dia 25 de maio
A Semana Estadual de Doação de Leite Humano, instituída e incluída no Calendário Oficial e Anual no Estado de Sergipe, acontece no período de 19 a 25 de maio, por intermédio da Lei nº 80722/2015, de autoria da então deputada Goretti Reis.
No texto, a informação é de que o período deverá contar com a promoção de iniciativas visando o aumento da doação de leite humano e o consequente abastecimento contínuo dos Bancos de Leite do Estado de Sergipe e a comemoração, conscientização e publicidade do tema: “Doação de Leite Humano”, através da realização de campanhas.
“Devem ser firmados convênios, acordos ou protocolos com faculdades e com instituições educacionais e culturais, visando conscientizar a comunidade através de uma mobilização geral, promovendo através de campanhas educativas, palestras, seminários, vídeos em mídia local e outras ferramentas de divulgação, que visem promover ações que estimulem a doação de leite humano e outras atividades que venham a ser necessárias”, esclarece a lei.
A doação de leite materno faz a diferença na vida dos bebês prematuros e em situação de risco. Em Aracaju, as doações podem ser feitas no Banco de Leite Marly Sarney, localizado à Rua Mato Grosso, s/n, bairro José Conrado de Araújo. Ou entrar em contato por meio do telefone 79 3226-6301, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. A unidade também oferece suporte às mães com dificuldades na amamentação. As doações também podem ser feitas nos postos de coleta Dr. Fernando Guedes, na Maternidade Santa Isabel, e o da Maternidade Municipal Lourdes Nogueira. No interior as doações são realizadas nos postos de coleta Dr. Fernando Guedes, na Maternidade Santa Isabel, e o da Maternidade Municipal Lourdes Nogueira, na capital sergipana; no Banco de Leite Humano Zoed Bittencourt, na Maternidade Zacarias Júnior, em Lagarto e Banco de Leite Humano Irmã Rafaela Pepel, na Maternidade São José, em Itabaiana.
O leite doado é submetido a um rigoroso controle microbiológico no laboratório do banco antes de ser destinado ao lactário para alimentar os bebês na UTI neonatal da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes.