Doze escolas da rede pública estadual de ensino finalizam Jogos da Primavera em boas colocações no quadro geral
A primeira do ranking entre as escolas estaduais é o Colégio Estadual Benedito Oliveira, oitavo lugar no quadro geral

Doze escolas da rede pública estadual de ensino finalizam Jogos da Primavera em boas colocações no quadro geral - Foto: Seduc
A 40ª edição dos Jogos da Primavera, organizada pelo Governo de Sergipe, por meio das secretarias de Estado do Esporte e Lazer (Seel) e da Educação e Cultura (Seduc), chegou ao fim na última sexta-feira, 7, mas já deixou saudades entre as escolas públicas da rede estadual de ensino. No quadro geral de pontuação, o Colégio Estadual Professor Benedito Oliveira, de Aracaju, ficou em 1º lugar entre as escolas estaduais e em oitavo lugar geral, com 300 pontos.
O diretor do Colégio Estadual Professor Benedito Oliveira, José Carlos de Aquino, expressou orgulho da colocação dos alunos atletas e paratletas, como também dos professores. “É a prova de que a escola pública consegue chegar a muitos lugares. A escola conseguiu um total de oito ouros, três pratas e dois bronzes”, comemora o diretor.
O diretor José Carlos destaca que a nova quadra da escola, entregue recentemente pelo Governo de Sergipe, serviu como incentivo para os alunos e professores, por ofertar um espaço adequado para a intensificação dos treinos e para a ampliação das modalidades esportivas, influenciando assim os alunos no desenvolvimento das habilidades desportivas.
No 2º lugar e 11º lugar geral ficou o Centro de Excelência Secretário Francisco Rosa Santos, com 230 pontos; em 3º e 17º geral, o Colégio Estadual Ivo do Prado, com 160 pontos; seguido em 4º lugar pelo Colégio Poeta Garcia Rosa, de Aracaju, com 130 pontos; 5º lugar, o Colégio Estadual Anita Passos de Oliveira, com 120 pontos, e do Colégio Estadual Armindo Guaraná em 20º lugar geral e em 6º lugar entre as escolas estaduais, também com 120 pontos.
O Centro de Excelência Secretário Francisco Rosa Santos, localizado no bairro Bugio, em Aracaju, é bastante envolvido com as atividades desportivas. Os alunos atletas têm treinamento nas áreas do vôlei de praia e de quadra, handebol, futsal, como também o judô e o jiu-jitsu, que é uma parceria da escola com a comunidade na qual viabiliza o esporte para os alunos.
O diretor da escola, Tarcísio da Silva, falou sobre como é importante esse reconhecimento tanto para os alunos como para os professores. “Reforça o trabalho que vem sendo realizado pelos professores e o querer também dos alunos que têm fome e sede de esporte, o que é muito bom. Faz com que a gente consiga para o próximo ano nas competições melhores resultados”, disse.
O diretor Tarcísio reforça que no centro de excelência o esporte anda junto ao foco no aprendizado, já que em algumas modalidades o aluno deverá ter frequência e boas notas. “Somos uma escola que pratica muita atividade física. O estudante que pratica o esporte precisa ter frequência e ter nota, então é um ajudando o outro. O aluno que gosta de futsal, mas não quer estudar, não tem como ficar no esporte. A 11ª colocação é muito boa para nós. Ficamos felizes por saber que o processo está dando certo”, afirma.
Na pontuação seguem com 120 pontos o Centro de Excelência Leandro Maciel, de Rosário do Catete; o Centro de Excelência Prefeito Joaldo Lima de Carvalho, de Itabaianinha; o Colégio Estadual Presidente Juscelino Kubitschek, em Nossa Senhora do Socorro; no 9º lugar, o Centro de Excelência Senador Gonçalo Rollemberg, de Japaratuba, com 110 pontos. Na 11ª posição entre as estaduais, com 100 pontos, o Centro de Excelência Quilombola 27 de Maio, de Ponto da Folha, e em 12º lugar, com 90 pontos, o Colégio Estadual Padre Mendonça, de Itabaiana.
Dos 11.117 alunos atletas inscritos que disputaram em mais de uma das 27 modalidades esportivas nos Jogos da Primavera, 6.395 são da rede pública estadual, 1.875 da rede municipal, 5.779 da rede privada e 233 da esfera federal. Ao todo, foram contabilizadas 479 escolas inscritas na 40ª edição dos Jogos da Primavera. Essa edição contou ainda com a estreia do surf nas competições, somando 29 atletas inscritos nessa modalidade.
Primeiros lugares
Ao todo, oito escolas das redes públicas estadual e municipais de ensino conquistaram os primeiros lugares das diversas modalidades dos Jogos da Primavera, sendo elas: Escola Municipal Manoel Bomfim, Aracaju; Escola Municipal Jaime da Silveira Carvalho, Itabaianinha; Escola Municipal Araceles Rodrigues Corrêa, São Cristóvão; Colégio Estadual Professor Benedito Oliveira, Aracaju; Colégio Estadual Presidente Juscelino Kubitschek, Nossa Senhora do Socorro; Escola Estadual Poeta Garcia Rosa, Aracaju; Centro de Excelência Leandro Maciel, Rosário do Catete; Escola Estadual Armindo Guaraná, São Cristóvão.