Aracaju (SE), 26 de maio de 2025
POR: Assessoria
Fonte: Assessoria
Em: 02/02/2024 às 17:28
Pub.: 05 de fevereiro de 2024

Alunos da Orquestra Jovem de Sergipe são aprovados em vestibular da Universidade Federal de Sergipe

O resultado comprova o poder de transformação social do projeto, que vai além da aprendizagem musical.

Alunos da Orquestra Jovem de Sergipe são aprovados em vestibular da Universidade Federal de Sergipe - Foto: Assessoria

Alunos da Orquestra Jovem de Sergipe são aprovados em vestibular da Universidade Federal de Sergipe - Foto: Assessoria

Como em anos anteriores, mais uma vez alunos e ex-alunos do projeto social Orquestra Jovem de Sergipe, realizado pelo Instituto Banese e Governo de Sergipe, com o patrocínio do Grupo Energisa, alcançam aprovação no vestibular da Universidade Federal de Sergipe. Em quase 10 anos de Orquestra, mais de 100 alunos e alunas foram aprovados na UFS, em outras universidades, além de cursos técnicos e conservatórios de música. O resultado positivo também na área da educação formal comprova que a Orquestra Jovem é um espaço de construção e transformação social. 

Na Orquestra Jovem de Sergipe, a música é o instrumento dessa transformação, mas há quem deseje que ela seja a própria trajetória. É o caso da aluna de violino, Victoria Carolinne, de apenas 16 anos, que escolheu o curso de Música e no qual foi aprovada em 1º lugar na Universidade Federal de Sergipe. Ela destaca a importância da Orquestra na sua vida e na sua escolha profissional. “A Orquestra foi uma peça fundamental na minha aprovação. No projeto eu posso me conectar com aquilo que eu gosto, que eu quero fazer na vida, e que desejo como profissão. O projeto tem uma equipe que sempre nos incentiva a estudar e a buscar o que a gente quer, além de mostrar as oportunidades que podemos conquistar através da música”, disse Victoria.

Carlos Fernandes, aluno de viola da Orquestra e integrante desde 2015, ingressará no curso de Física Licenciatura, que sempre foi sua matéria preferida no Ensino Médio, mas ele atribui à Orquestra boa parte do incentivo que teve para focar no vestibular. “A Orquestra foi muito importante nessa caminhada porque quando eu entrei ainda era uma criança e desde sempre se falava sobre foco, disciplina, organização. E tudo isso contribuiu com a minha aprovação. Quando você começa a praticar um instrumento, o que você mais deseja é tocar na Orquestra Principal, e para chegar lá você precisa desse conjunto de características e habilidades. Eu aprendi, pratiquei e levei essa determinação para os meus estudos escolares também”, destacou.

A determinação, o foco e a disciplina seguem pela vida, para além da Orquestra Jovem e repercute em vários sentidos. É o caso de Gabriel Henrique, de 18 anos, que foi aluno de violoncelo até 2022. Aprovado em 3º lugar no curso de Medicina na UFS, ele conta que: “A orquestra dá um propósito para o jovem, além de ensiná-lo a estudar um instrumento. As diversas experiências, o conhecimento e o contato com pessoas intelectuais traz essa vontade de crescer, fazendo com que o jovem desperte um desejo de mudar de vida e seguir seus sonhos”.

Além das aprovações em diversas instituições de ensino superior e técnico durante todos estes anos, o projeto conta com alunos e ex-alunos formados e no mercado de trabalho. O Coordenador Geral da Orquestra, Eder Getirana, destacou que essas conquistas ampliam a perspectiva de futuro desses meninos e meninas. “Tudo isso valida a contribuição do projeto na vida de cada um deles, agregando à vida escolar, familiar, social e fazendo com que os alunos mais novos se inspirem nos que agora estão alcançando importantes conquistas, como a provação no vestibular”, concluiu ele.

O Instituto Banese, realizador da Orquestra Jovem de Sergipe, comemora mais essas conquistas alcançadas pelo projeto. “É sempre uma satisfação para o Instituto Banese acompanhar cada conquista galgada por esses meninos e meninas. Isso reflete o empenho da equipe e especialmente de cada um deles. É uma conquista do projeto, mas também de cada menino e menina, das suas famílias e da sociedade que ganha um cidadão mais consciente e preparado”, afirma o diretor-superintendente do Instituto Banese, Ezio Déda.   

O Grupo Energisa, patrocinadora da Orquestra Jovem de Sergipe, também tem papel fundamental nessas conquistas. Patrocinadora desde o primeiro ano de projeto, possibilita todos os dias que meninos e meninas tenham aulas gratuitas de música e instrumentos no bairro Santa Maria. Através de seu diretor-presidente, Roberto Currais, a empresa parabeniza os aprovados e incentiva a mais conquistas. “A Orquestra é um projeto que apoiamos há 10 anos. É uma grande satisfação contribuir com o desenvolvimento desses jovens, cujo projeto ajudou no processo de aprendizagem, e hoje estão buscando se capacitar profissionalmente. A Energisa parabeniza a todos os jovens por essa ambição e conquista, visando o ingresso na universidade. Que eles continuem se desenvolvendo como cidadãos de bem, trilhando um caminho de sucesso”, afirma Roberto Currais.

Orquestra Jovem de Sergipe

A Orquestra Jovem de Sergipe (OJSE) é um projeto social realizado pelo Instituto Banese e Governo de Sergipe, com o patrocínio do Grupo Energisa, através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, com recurso de fomento do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente através do apoio cultural do Banese e do Banese Card, e com o apoio do Instituto Marcelo Déda e da Prefeitura Municipal de Aracaju.

O projeto tem como principal objetivo proporcionar a 260 crianças e adolescentes, de 07 a 18 anos, dos bairros Santa Maria e 17 de Março, a iniciação e o aprimoramento musical por meio do estudo de instrumentos de cordas, sopros, percussão, canto coral e musicalização, promovendo um encontro com a música clássica e abrindo portas para a profissionalização.


ComfortClin: Nova Clínica Médica e Odontológica chega a Aracaju

Conheça os melhores destinos em sergipe - Pontos Turísticos

Por que Sergipe está se tornando o estado mais rico do Nordeste?

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação