Aracaju (SE), 19 de janeiro de 2026
POR: Governo de Sergipe
Fonte: Governo de Sergipe
Em: 12/04/2023
Pub.: 12 de abril de 2023

Sead participa da terceira edição do "Sergipe é aqui" em Porto da Folha

A Sead irá disponibilizar os serviços rápidos como emissão de certidões negativas, agendamento do Detran, despachos administrativos, segunda via faturas Energisa e Deso e demais agendamentos para os serviços disponibilizados no Ceac.

Sead participa da terceira edição do "Sergipe é aqui" em Porto da Folha - Foto: Arthuro Paganini | Governo de Sergipe

Sead participa da terceira edição do "Sergipe é aqui" em Porto da Folha - Foto: Arthuro Paganini | Governo de Sergipe

 A terceira edição do ‘Sergipe é aqui’ será realizada nesta sexta-feira, 14, em Porto da Folha. A ação que leva a estrutura administrativa das secretarias e órgãos do Governo de Sergipe aos municípios acontecerá no Centro de Excelência Governador Lourival Batista, das 8h às 16h, e contará com os serviços ofertados pela Secretaria de Estado da Administração (Sead), através do Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac).

Para a secretária da Sead, Lucivanda Rodrigues, o Governo de Sergipe quer estar cada vez mais próximo da população, ouvindo suas demandas e buscando soluções, sendo um canal de diálogo direto e acessível. “Ter um governo municipalista mostra o compromisso que o governador Fábio Mitidieri tem com o desenvolvimento de cada cidade e com a população”.

Lucivanda afirma que a cada edição, o Governo vem melhorando a composição do projeto para prestar serviço de qualidade. “Em Porto da Folha estarão presentes mais de 20 secretarias e órgãos do Estado, ofertando mais de 100 serviços”.

De acordo com o superintendente de Inovação da Gestão e do Atendimento ao Cidadão (SIGAC), Rodrigo Farias, a cada edição é realizada uma avaliação em busca do aperfeiçoamento dos serviços ofertados ao cidadão. “A missão dos Centros de Atendimento ao Cidadão é consolidar a atuação dos Ceac’s como ferramenta promotora da cidadania, promovendo serviços de qualidade para os cidadãos”, afirmou, ao destacar que esses serviços vêm sendo potencializado gradativamente com a experiência das edições anteriores e anseios do cidadão.

Durante a ação do Governo Itinerante, o Ceac disponibilizará serviços rápidos como emissão de certidões negativas (Justiça federal, Justiça estadual, quitação eleitoral e crime eleitoral); segunda via faturas Energisa e Deso; emissão do Passe Livre Intermunicipal para deficientes e idosos; agendamento do Detran, renovação CNH, emissão de licenciamento, solicitação de ATPVE (autorização para transferência de propriedade eletrônica ou recibo de venda), emissão de DUA para pagamento de multas de trânsito, e demais agendamentos para os serviços disponibilizados no Ceac. A Sead também fará despachos administrativos relacionados a patrimônio.

Serviços e documentação necessária
O cidadão que tiver interesse em algum dos serviços descritos deve ficar atento aos documentos necessários para ter acesso aos benefícios.

Passe livre Idoso – RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda inferior ou igual a dois salários mínimos, uma foto 3×4. Caso o idoso esteja presente não será necessário a foto;

Passe livre deficiente – RG e CPF original e cópia; comprovantes de residência e de renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo. Caso não possua renda, apresentar CNIS (INSS). Se a renda for superior a um salário mínimo e tiver dependentes deve levar xerox do RG ou certidão de nascimento dos filhos menores de idade ou CNIS da esposa (o). É necessário relatório médico atual com CID; ou exame atual que comprove a deficiência, e cartão do SUS. Se for deficiente visual anexar acuidade visual. Se for deficiente auditivo anexar audiometria;

Emissão de certidões negativas – RG ou CNH;

Detran – Comprovante de residência, RG ou CHN; documento do veículo;

Energisa – CDC conta de luz ou CPF;

Deso – CPF e matrícula da conta;

Emissão de Extrato Previdenciário – CPF;

Primeira via do CPF – somente para faixa etária 16 a 24 anos munido do título de eleitor, nome completo, data de nascimento, naturalidade, nome completo da mãe, CEP, endereço e contato;

Segunda via do CPF – necessário o número do CPF e data de nascimento.


Notícias Indicadas

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Fusqueata em comemoração ao Dia Nacional do Fusca acontece domingo (25) em Aracaju

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Hapvida vai abrir novo hospital com 130 leitos, urgência, emergência e exames de alta complexidade

Prefeitura de Aracaju alerta pais e responsáveis sobre cuidados na escolha do transporte escolar

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Fábricas de fertilizantes em Sergipe e Bahia voltam a operar em meio a riscos no suprimento internacional

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação