Aracaju (SE), 06 de agosto de 2026
POR: Ascom Seias/SE
Fonte: Ascom Seias/SE
Em: 26/09/2022 às 10:04
Pub.: 26 de setembro de 2022

Governo de Sergipe inclui egressos do sistema prisional no Cartão Mais Inclusão

SEIAS entregou 77 novos cartões com parcelas de agosto e setembro. Benefício é voltado para a compra de alimentos.

Governo de Sergipe inclui egressos do sistema prisional no Cartão Mais Inclusão - Foto: Ascom Seias/SE

Governo de Sergipe inclui egressos do sistema prisional no Cartão Mais Inclusão - Foto: Ascom Seias/SE

O programa de transferência de renda estadual Cartão Mais Inclusão (CMais) incluiu mais um grupo de pessoas em Sergipe: os egressos do sistema prisional. Na última sexta-feira (23), a Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (SEIAS) entregou 77 novos cartões para homens e mulheres que estão em cumprimento de regimes processuais semiaberto e aberto-condicional. A entrega aconteceu em parceria com o Escritório Social, que atende a este público.

Karina Gonzaga é uma das novas beneficiárias e disse emocionada o que o auxílio representa em sua vida. “Estou sentindo muita emoção e alegria. Me sinto privilegiada e muito honrada por essa iniciativa e pelo carinho que eu estou sentindo, por saber que tem pessoas que se importam e se esforçam para fazer alguma coisa por nós. Dá uma esperança, uma alegria, um incentivo, uma ajuda”, disse a beneficiária, que trabalha atualmente com reciclagem e artesanato.

Já o beneficiário Danilo França conta como o cartão vai ajudar em sua casa. “A situação está meio difícil pra todo mundo, né? A pessoa que é ex-presidiária fica difícil para arrumar emprego, então vai ser bom porque eu vou ajudar minha família. Tenho três filhos pra dar o que comer. Vai ajudar a minha família, meus filhos, minha esposa e, principalmente, a mim. Esse cartão veio na hora certa”, afirmou.

Benefício na conta
Os beneficiários receberam o cartão CMais contendo duas parcelas, referentes aos meses de agosto e setembro. Cada parcela equivale a R$ 130 disponibilizados para auxílio na compra de alimentos. Dos 77 novos beneficiários, 65 estão na faixa da extrema pobreza e foram incluídos no grupo permanente, e 12 estão em situação de pobreza e foram incluídos no grupo temporário até dezembro – podendo ser prorrogado, de acordo com os critérios do Programa.

A gerente do CMais na SEIAS, Kátia Ferreira, destaca que o programa tem o objetivo de atender à população em situação de vulnerabilidade social. “As pessoas que saem do sistema prisional precisam desse apoio do Estado para reconstruir sua vida. A Proteção Social existe justamente para atender a esse público vulnerável e que precisa da política de Assistência Social. Outro fator muito importante é o acompanhamento realizado pelo Escritório Social”, enfatizou a gerente do CMais.

Parceria com Escritório Social
A coordenadora do Escritório Social de Sergipe, Geísa Bião, reforçou a importância da parceria para o auxílio a esse público. “O Escritório Social foi criado para atender egressos do sistema prisional e seus familiares. A Secretaria de Inclusão Social se juntou a nós nessa parceria, porque temos uma gama de egressos que vivem em situação de extrema pobreza e pobreza, e que poderiam se beneficiar deste auxílio. Isso só foi possível graças a um entrelace de ações e um trabalho de articulação bem feita”, disse.

O Escritório Social é uma entidade formada através de vários órgãos, entre Departamento Penitenciário Nacional, Secretaria de Estado Geral de Governo (SEGG), a Secretaria de Estado da Justiça, do Trabalho e da Defesa do Consumidor (Sejuc), o Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJ/SE) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) através do Programa Fazendo Justiça, em funcionamento efetivo desde novembro de 2020.

Notícias Indicadas

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque


Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação