Aracaju (SE), 15 de agosto de 2022
POR: Kátia Azevedo
Fonte: Assessoria Fapitec/SE
Em: 05/07/2022 às 11h12
Pub.: 05 de julho de 2022

Fapitec/SE divulga resultado preliminar do Centelha II


150 propostas foram pré-selecionadas nesta etapa.


Fapitec/SE divulga resultado preliminar do Centelha II - Foto: Assessoria Fapitec/SE

Fapitec/SE divulga resultado preliminar do Centelha II - Foto: Assessoria Fapitec/SE


A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) divulga nesta terça-feira, 05 de julho, o resultado preliminar das propostas submetidas à Chamada Pública do Edital Nº 11/2021 referente ao Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores do Programa Centelha II.  Nesta segunda edição do Programa foram pré-selecionadas 150 propostas de um total de 211 ideias inovadoras encaminhadas por 573 participantes de 17 municípios do estado. 


Os candidatos das propostas pré-selecionadas devem ficar atentos ao prazo para interposição de recursos administrativos que começa nesta terça-feira, 06, e vai até o dia 15 de julho pelo site da Fapitec/SE.  A lista dos pré-selecionados, cronograma e resultados podem ser acessados no site da Fapitec/SE em editais abertos no link https://fapitec.se.gov.br/editais-abertos/edital-no-11-2021-programa-nacional-de-apoio-a-geracao-de-empreendimentos-inovadores-programa-centelha-2-se/.


Etapas
As propostas selecionadas irão passar por três etapas. Na segunda fase, os 150 proponentes selecionados deverão elaborar seu Projeto de Empreendimento, detalhando o plano de negócio executivo com o objetivo de demonstrar as chances da sua ideia gerar um bom negócio.  A terceira fase, com 75 proponentes selecionados, consiste no desenvolvimento do Projeto de Fomento, com apresentação detalhada do orçamento e do planejamento de execução do projeto. 


Durante todas as etapas são oferecidas capacitações para auxiliar o empreendedor a aprimorar sua ideia e desenvolver seu negócio. Ao final, até 23 projetos serão contemplados em Sergipe, cada um com até R$ 53.333,33 em subvenção econômica, mais R$ 26.000,00 mil, por projeto de inovação para concessão de bolsas de Fomento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq, além de outros benefícios oferecidos pelos parceiros do Programa. Ainda, durante um ano, essas empresas passarão por uma etapa de acompanhamento com suporte e capacitação para transformar suas ideias em negócios de sucesso.


O Programa Centelha é executado em Sergipe pela Fapitec/SE, e promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Fundação CERTI. 


O objetivo do Programa Centelha é estimular o empreendedorismo inovador por meio de capacitações para o desenvolvimento de produtos (bens e/ou serviços) ou de processos inovadores e, apoiar por meio da concessão de recursos de subvenção econômica (recursos não reembolsáveis) e Bolsas de Fomento Tecnológico Extensão Inovadora, a geração de empresas de base tecnológicas a partir da transformação de ideias inovadoras em empreendimentos que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos do estado de Sergipe.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação