Aracaju (SE), 23 de maio de 2022
POR: Asscom Unit
Fonte: Asscom Unit
Em: 25/01/2022 às 08h30
Pub.: 25 de janeiro de 2022

Ensino a Distância: confira as diferenças entre as modalidades on-line, semipresencial e híbrida


Para quem deseja ingressar no Ensino a Distância, a flexibilidade tem sido um diferencial importante na hora de escolher a graduação.


Karen Sasaki, gerente acadêmica da Unit EaD (Foto: Asscom Unit)

Karen Sasaki, gerente acadêmica da Unit EaD (Foto: Asscom Unit)


Para quem deseja ingressar no Ensino Superior e tem como melhor opção o Ensino a Distância (EaD) é bom ficar atento a algumas diferenças quanto às modalidades ofertadas. Na Universidade Tiradentes, por exemplo, o estudante conta com as modalidades on-line, semipresencial e híbrida.   


“A diferença entre as três opções de EaD é a flexibilidade, é a forma como o aluno se identifica com o estudo, se ele prefere a interação virtual ou contato presencial com o professor”, comenta a gerente acadêmica da Unit EaD, Karen Sasaki.


Assim, para quem desejar optar pelos cursos on-line poderá realizar a sua graduação se deslocando ao polo apenas para a realização das avaliações presenciais obrigatórias. As aulas são ministradas totalmente a distância, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e conta ainda com momentos ao vivo e tutores disponíveis para o auxílio nas atividades.


Já para o formato semipresencial, além do AVA, os acadêmicos contam com um encontro semanal presencial com o professor tutor. “O aluno tem a flexibilidade das aulas virtuais, mas vai no polo para atividades colaborativas e presenciais semanalmente”, salienta


“O tutor é o anjo da guarda do aluno. Ele domina a tecnologia e apoia o estudante para que ele tenha sucesso acadêmico. É um profissional que assegura a comunicação do aluno e o estimula para que ele estude cada vez mais”, complementa. Seja na forma virtual ou presencial, os tutores auxiliam no aprendizado do aluno.


De acordo com a gerente acadêmica, na modalidade híbrida há a combinação da teoria on-line com a prática do ensino presencial. “O aluno é, de fato, o protagonista do seu processo de aprendizagem, aderindo à flexibilidade da modalidade para encaixar na vida do aluno. Ele vai ao polo para construir e desenvolver seu lado profissional, praticando em laboratórios de ponta, o que aprendeu no ensino a distância, com interação direta com o professor. Faz parte do sucesso vir à universidade para aproveitar os ambientes de aprendizagem presenciais”, completa Karen Sasaki.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação