Aracaju (SE), 18 de janeiro de 2022
POR: SES/SE
Fonte: SES/SE
Em: 26/11/2021 às 13h11
Atualizada: 26/11/2021 às 13h26
Pub.: 26 de novembro de 2021

Saúde promove nesta sexta-feira (26/11) Dia Nacional de Combate e Controle ao Aedes


A Secretaria de Estado da Saúde mobilizou e os municípios aderiram ao Dia Nacional de Combate e Controle ao Aedes aegypti , realizado nesta sexta-feira, 26, por orientação do Ministério da Saúde, que pretende com esta ação prevenir a dengue, zica e chikungynia, arboviroses transmitidas pelo mosquito. Criativos, os municípios encontraram formas muito próprias de envolver a população no combate e controle do vetor.


Saúde promove nesta sexta-feira (26/11) Dia Nacional de Combate e Controle ao Aedes (Foto: SES/SE)

Saúde promove nesta sexta-feira (26/11) Dia Nacional de Combate e Controle ao Aedes (Foto: SES/SE)


Em Lagarto, a ação foi realizada durante toda a semana, com atividades educativas e eliminação dos criadouros, já que nesta época do ano a proliferação do mosquito está em maior evidência. A Secretaria de Saúde do município intensificou ações nos povoados Jenipapo e Olhos D’água, que contaram com as equipes de agentes de endemias orientando a população e realizando o tratamento com larvicida natural.


No município de Cristinápolis as atividades desta sexta-feira foram concentradas principalmente no centro da cidade e nos bairros São Francisco e Santa Clara, como informou a Secretaria Municipal de Saúde à gerente do Núcleo de Endemias da Secretaria de Estado da Saúde, Sidney Sá. Já em São Domingos, os agentes de endemias atuaram nas zonas urbana e rural, monitorando também as unidades escolares.


Pedrinhas realizou um mutirão contra a dengue e, com os agentes de endemias, trabalhou a eliminação de criadouros no cemitério e terrenos baldios e fez panfletagem no comercial e nas escolas. Pedro Mole realizou o mutirão de limpeza contra a dengue nesta última quinta-feira. Para isso, solicitou à população a limpeza do quintal e a colocação nas calçadas de todo material sem utilidade que pudesse servir de criadouro.


Em Graccho Cardoso, a Secretaria Municipal de Saúde convocou a população para aderir ao lema ‘10 minutos contra o Aedes’. E, em parceria com a Secretaria Municipal de Transporte, Obras e Urbanismo orientou a colocar na porta de casa sacos e bolsas de lixo domiciliar, recipientes sem uso que possam servir de criadouro do mosquito como garrafas, vasilhames, latinhas de cervejas e refrigerantes, potinhos de alimentos e outros. A ideia, segundo a secretaria é que toda semana, a população tire 10 minutos do seu dia para fazer a limpeza da casa e do quintal. O entulho lixo será recolhido pela prefeitura.


General Maynard executou o dia de combate e controle ao Aedes trabalhando a conscientização da população através dos estudantes. Os agentes de endemias foram às escolas palestrarem sobre prevenção e os cuidados que as pessoas devem adotar para evitar os criadouros e a proliferação do mosquito.


O município de Estância realizou uma blitz educativa de combate à dengue na Praça Barão do Rio Branco, no centro da cidade, para conscientizar a população sobre os riscos das arboviroses e como preveni-las. Já Canhoba fez um dia de mutirão de limpeza, solicitando a população o descarte de embalagens, pneus velhos, garrafas e tudo que pode juntar água e favorecer o surgimento de criadouro do mosquito.


Em Salgado, a ação foi realizada com uma passeata pelas principais ruas da cidade para conscientizar a população local sobre os perigos das doenças causadas pelo mosquito e as formas de prevenção a elas. Participaram gestores, funcionários e agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação