Aracaju (SE), 22 de outubro de 2021
POR: Agô Imprensa
Fonte: Agô Imprensa
Em: 22/09/2021 às 09h26
Pub.: 22 de setembro de 2021

Hospital Unimed adere a campanha Setembro Verde


Reforçando seu compromisso social com a sociedade sergipana, a Unimed Sergipe, principal plano de saúde do Estado, intensifica seu apoio à campanha Setembro Verde, que busca incentivar a doação de órgãos e tecidos. Durante este mês, o Hospital Unimed, que fica localizado no bairro São José, recebeu uma iluminação especial.


Hospital Unimed adere a campanha Setembro Verde (Foto: Agô Imprensa)

Hospital Unimed adere a campanha Setembro Verde (Foto: Agô Imprensa)


A unidade, que presta serviços de urgência e emergência 24 horas, ganhou uma iluminação de tons verdes, em alusão à campanha. Além do incentivo visual, a operadora de saúde também está implementando uma comissão intrahospitalar de doação de órgãos e tecidos para transplante.


"Estamos implementando essa comissão, embasados em protocolos clínicos institucionais. A nossa missão é informar a família  e desmistificar o tema. No momento, contamos com protocolos clínicos e exames de imagens para diagnóstico de morte encefálica. Temos uma equipe bem preparada que trabalha em conjunto com a Central de Transplantes do Estado, que acompanha todo o processo", explica o médico intensivista do Hospital Unimed Sergipe, Manoel Pradel.


De acordo com dados da Central Estadual de Transplantes, órgão Secretaria Estadual da Saúde, atualmente, em Sergipe, cerca de 990 pessoas esperam por um transplante, sendo que a grande maioria aguarda na fila por um rim, e os demais pacientes esperam por córneas.


"Atualmente, no Brasil, milhares de pessoas aguardam na fila de espera por um órgão e o número de doadores está muito abaixo da real necessidade. Uma das principais causas desse baixo número de doadores está na recusa familiar, tanto por desconhecer todo o processo de doação, como também por motivos religiosos. Então, neste mês, reforçamos que o doador manifeste seu desejo para os seus familiares, porque muitas vezes o transplante é a única alternativa de vida para as pessoas ou até mesmo para melhorar a qualidade de vida", afirma a enfermeira assistencial do Hospital Unimed, Camila Farias de Rezende.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação