Aracaju (SE), 18 de janeiro de 2026
POR: Agô Imprensa
Fonte: Agô Imprensa
Em: 15/09/2021 às 11:08
Pub.: 15 de setembro de 2021

Setembro Dourado: câncer infantojuvenil é principal causa de mortes entre crianças e adolescentes

Setembro Dourado: câncer infantojuvenil é principal causa de mortes entre crianças e adolescentes (Foto: Agô Imprensa)

Setembro Dourado: câncer infantojuvenil é principal causa de mortes entre crianças e adolescentes (Foto: Agô Imprensa)

Uma doença séria e preocupante, mas que pouca gente ainda comenta sobre ela.  O câncer infantojuvenil é a principal causa de morte por doença entre crianças e adolescentes entre um e 19 anos, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Para alertar sobre a importância desse diagnóstico precoce, foi criada a campanha Setembro Dourado.

Ainda segundo o Inca, estima-se que para o triênio 2020/2022, sejam diagnosticados mais de  8.400 novos casos de câncer infantojuvenil no Brasil. Os  tipos de câncer mais frequentes em crianças são as leucemias, os linfomas e os tumores cerebrais e do sistema nervoso central.

"Sabe-se que o câncer é a principal causa de morte nessa faixa etária, por isso a campanha de conscientização sobre o câncer infantojuvenil é tão importante. É  preciso dizer que criança e adolescente também têm câncer e, diferente do adulto, não vão existir fatores de risco. Então, não vai estar ligado a modos de vida ou hábitos pouco saudáveis", conta Erijan Andrade, médica intensivista e paliativista da Unimed Sergipe.

De acordo com Erijan, é dever dos pais e responsáveis pela criança ou adolescente ficarem atentos aos sintomas. Com a observação destes sintomas e a busca de um profissional da saúde em tempo hábil, é possível aumentar muito a chance de cura.

"Cerca de 80% destes cânceres são curados. Quando aparecem sintomas como febre, manchas no corpo, sangramento nasal, caroços, tumores, linfonodos pelo corpo, massas em abdome, dores em partes do corpo de forma persistente e recorrente, deve-se pensar sim em câncer e o quanto antes se fizer esse diagnóstico, maior a chance de cura pra essa criança ou adoelscente e menor o risco de precisar de tratamentos que são mais agressivos. Quando mais precoce o diagnóstico, vamos ter cirurgias menores, menos radioterapia e  menor risco de precisar de uma quimioterapia", explica Erijan.

Para se obter o diagnóstico, geralmente,  é necessário uma biópsia, em que a criança ou o adolescente muitas  vezes é sedado para tirar uma parte do tumor ou ainda através de uma biópsia de medula óssea ou de um exame de sangue.

"Após este diagnóstico, a criança ou o adolescente é encaminhada para um oncologista pediátrico e acompanhado por uma equipe multidisciplinar que vai discutir sobre o tratamento e sobre prognóstico. Por isso a importância de falarmos sobre esse mês. Vamos  tirar esse tabu, criança também pode ter câncer e é um câncer extremamente curável se diagnosticado precocemente", complementa Erijan.


Notícias Indicadas

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Stand-up "A Ignorância é uma Dádiva”, de Renato Albani, abre sessão extra em Aracaju

Prefeitura de Aracaju alerta pais e responsáveis sobre cuidados na escolha do transporte escolar

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Fábricas de fertilizantes em Sergipe e Bahia voltam a operar em meio a riscos no suprimento internacional

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Hapvida vai abrir novo hospital com 130 leitos, urgência, emergência e exames de alta complexidade

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação