Aracaju (SE), 16 de setembro de 2021
POR: Prefeitura de São Cristóvão
Fonte: Prefeitura de São Cristóvão
Em: 30/07/2021 às 16h50
Pub.: 30 de julho de 2021

São Cristóvão celebra 11º aniversário da Chancela da Praça São Francisco


O município de São Cristóvão celebra no próximo domingo, 1° de agosto, 11 anos do título de Patrimônio Cultural da Humanidade da Praça São Francisco, entregue pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Para comemorar a data, foi preparada uma programação cultural que será realizada na segunda-feira (2), com webinário sobre “Gestão de Patrimônios da Humanidade” e exposições no Museu Histórico de Sergipe.


São Cristóvão celebra 11º aniversário da Chancela da Praça São Francisco (Foto: Heitor Xavier/ Prefeitura de São Cristóvão)

São Cristóvão celebra 11º aniversário da Chancela da Praça São Francisco (Foto: Heitor Xavier/ Prefeitura de São Cristóvão)


Organizada pelo Governo do Estado, através da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe, Prefeitura Municipal de São Cristóvão e Universidade Federal de Sergipe, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Conselho Estadual de Cultura, a programação terá início às 9h com o webinário que será transmitido pelo canal do Youtube da Prefeitura de São Cristóvão.


Em seguida, às 10h30, será realizada a abertura das três exposições no Museu Histórico, sendo elas: Ikê Maré do Artista: Julico; Um olhar sobre a performance da capoeira do Artista: Wécio Gril;  XII Mostra de Artes Visuais dos acadêmicos da UFS. O evento contará ainda com a participação musical do cantor e compositor Giló Santana.


A Praça
 A Praça São Francisco é um conjunto arquitetônico e único exemplar no Brasil que se constitui como um assentamento urbano que representa a fusão do modelo urbanístico usado por Espanha e Portugal. Ou seja, testemunho único do período de união das duas, entre 1580 e 1640.


Ela se constitui de um espaço quadrilátero composto de edifícios públicos e privados como a Igreja e o convento São Francisco e foi traçada segundo Ordenação Filipina. Ao se tornar patrimônio em nível global, tanto pelo seu valor histórico como sociocultural, a praça configura-se como lugar de memória coletiva para os moradores, bem como local com potencialidades para o desenvolvimento do turismo, a exemplo de outros sítios históricos espalhados pelos cinco continentes.


Programação


Dia 02/08/2021 (Segunda-feira)
9h -
Webinário - Gestão de Patrimônios da Humanidade
Participações:
- Prefeito de São Cristóvão (SE), Marcos Santana;
- Prefeito de Goiás (GO), Aderson Gouvea;
- Superintendente do IPHAN/SE, Diego Passos;
- Presidente da FUNCAP, Conceição Vieira;
- Arquiteto do município de São Cristóvão, Edílio Lima (mediador);
Transmissão pelo canal da Prefeitura de São Cristóvão no Youtube


10h30h- Abertura das exposições no Museu Histórico de Sergipe
Ikê Maré do Artista: Julico
Um olhar sobre a performance da capoeira do Artista: Wécio Grilo
XII Mostra de Artes Visuais dos acadêmicos da UFS

Participação Musical do cantor e compositor Giló Santana
Canal: YouTube Funcap

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação