Aracaju (SE), 23 de setembro de 2021
POR: SES/SE
Fonte: SES/SE
Em: 23/06/2021 às 17h38
Atualizada: 23/06/2021 às 17h53
Pub.: 26 de julho de 2021

Secretaria de Saúde alerta municípios sobre uso correto das doses de vacinas contra a Covid


A Secretaria de Estado da Saúde (SES) alerta sistematicamente os municípios sobre a correta utilização das doses destinadas ao Programa de Imunização em Sergipe. Em reunião do Colegiado Interfederativo Estadual (CIE), realizada nesta sexta-feira, 23, a Diretoria de Vigilância em Saúde reforçou as orientações técnicas relativas a importância da não utilização da segunda dose (D2) como primeira (D1), pois serão necessárias para completar os esquemas de vacinação já iniciados.


Secretaria de Saúde alerta municípios sobre uso correto das doses de vacinas contra a Covid (Foto: SES/SE)

Secretaria de Saúde alerta municípios sobre uso correto das doses de vacinas contra a Covid (Foto: SES/SE)


De acordo com a enfermeira do Programa Estadual de Imunização, Ana Beatriz Lira, a SES envia semanalmente para os municípios nota técnica com as informações necessárias para que não aconteçam erros e trocas no manuseio das doses. “A gente detalha tudo, as remessas que devem ser aplicadas como D1 ou D2, justamente para evitar a utilização da forma incorreta e para que haja a garantia da segunda dose para a população quando chegar na época. ”, reitera Ana.


Ela salienta ainda que o esquema vacinal só pode ser considerado completo com administração da segunda dose, respeitando o intervalo recomendado para cada tipo de imunobiológico. A enfermeira da SES falou ainda que a nota técnica inclui instruções sobre o correto registro das doses utilizadas. “As orientações são para que os municípios efetivem o registro o mais breve possível, evitando assim que não haja atrasos e incoerências nas informações, ou seja, entre a vacina que o usuário recebeu e as doses que foram administradas. Além da nota técnica, estabelecemos contato direto por ligações e outros meios”, destaca Ana Beatriz Lira.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação