Cartão Sicredi Empresarial 970x250
Aracaju (SE), 25 de julho de 2025
POR: Fernanda Araujo
Fonte: F5 News
Em: 09/01/2019 às 14:13
Pub.: 09 de janeiro de 2019
Atualizada: 09/01/2019 às 15h09

Esgoto a céu aberto tira sossego de moradores na Coroa do Meio

O esgoto a céu aberto tem provocado a intensa queixa de moradores do bairro Coroa do Meio, litoral da zona Sul de Aracaju. Apesar de ser uma região considerada privilegiada, com redes hoteleiras, restaurantes e casas de shows, parte do bairro ainda enfrenta problemas de infraestrutura, reclamação recorrente dos moradores.

Esgoto a céu aberto tira sossego de moradores na Coroa do Meio  (Foto: Reprodução/ Cedida por Edvaldo Santana)

Esgoto a céu aberto tira sossego de moradores na Coroa do Meio (Foto: Reprodução/ Cedida por Edvaldo Santana)

Os problemas com o esgotamento sanitário existentes em algumas áreas, de acordo com os moradores, têm se agravado. Um esgoto entupido na rua Maria Pureza de Jesus, esquina com a Renato Fonseca, tira o sossego da comunidade.

Em uma das imagens cedidas pelo líder comunitário Edvaldo Santana, da Associação dos Moradores Ex-Palafitas da Coroa do Meio, as pessoas colocaram tábuas de madeira na calçada da residência para passar por cima do esgoto.

“O esgoto está quase invadindo as casas. A situação está terrível, antes era só um lado da rua, agora está nela completa. É um mau cheiro, as pessoas colocam barreira para que o esgoto não entre em casa”, conta.

O esgotamento sanitário foi construído na região em 2004, no governo Marcelo Déda, mas não chegou a pelo menos metade do bairro, segundo o líder comunitário,  que procurou o Ministério Público e a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emurb).

Enquanto isso, medidas paliativas são realizadas, mas não resolvem o problema. “Há cerca de um mês, a Promotoria de Serviços de Relevância Pública determinou que fossem realizados serviços no local, mas voltou o problema”, afirma Edvaldo Santana.

Assim como a rua Maria Pureza, moradores da rua Construtor Genival Maciel também passam por pendências há três anos. O local fica próximo a um mangue que transborda com a chuva e leva água contaminada de esgoto para as ruas.

“Tem o fato de que alguns jogam lixo no mangue, mas precisa ser resolvido. O MP determinou a limpeza, a Emurb limpou, mas volta de novo. Além disso, a tubulação que existe joga no mangue dejeto de esgoto”, diz ele, que também faz parte dos conselhos municipal e local de saúde.

Obras
Segundo a assessoria da Emurb, todos esses problemas serão solucionados até o final do ano, com as obras estruturantes que já estão sendo realizadas no local. Cerca de R$ 28 milhões de órgãos financiadores foram destinados para a área e para o bairro Atalaia, também na zona Sul. O recurso deve contemplar quase 30 ruas com drenagem, pavimentação e complementação da urbanização das vias ainda sem saneamento básico. 

Ainda de acordo com a empresa, recursos para essas obras estavam assegurados desde a gestão passada de Edvaldo Nogueira, porém ficaram travados na última gestão por falta de prosseguimento das obras. Após novas negociações e readequação do projeto, os recursos foram garantidos e os serviços, divididos em duas etapas, retomados no ano passado. As obras priorizam fases mais complexas, como topografia, estudos de solo, implantação e interligação de drenagem e, por fim, a pavimentação.

A Emurb diz ainda que realiza serviços paliativos todas as vezes que é solicitada. Para isso, o morador deve entrar em contato pelo telefone 3179-1619.


ComfortClin: Nova Clínica Médica e Odontológica chega a Aracaju

Conheça os melhores destinos em sergipe - Pontos Turísticos

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação