Almir Santana palestra sobre prevenção de doenças para membros da CIPA

Almir Santana palestra sobre prevenção de doenças para membros da CIPA (Foto: Ascom/SES)
O médico começou a palestra comentando que todo profissional de saúde deve ser vacinado contra Hepatite B, doença viral que provoca inflamação do fígado. Durante a explanação ele focou na prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, explicou que as Hepatites B e C são doenças silenciosas, portanto as pessoas podem ter e não saber. Em seguida proferiu sobre Síflis, HPV e HIV. Durante duas horas o medico falou sobre as Infecções sexualmente transmissíveis, prevenção, transmissão e vacinas e a importância do incentivo ao teste rápido para o diagnostico precoce.
“Importante essa conversa com os funcionários, porque eles tem uma rotina no trabalho e devem conhecer também, como aqui é um ambiente hospitalar, os riscos que correm no caso de acidentes perfurocortantes. Mais a gente aproveita e lembra também que eles devem se preocupar com os riscos na vida pessoal, no caso da vida sexual porque lamentavelmente os profissionais de saúde estão se infectando na vida sexual e não no trabalho. Então essa nossa conversa mostrou a importância de se prevenir individualmente da Sífilis, Hepatites e HIV` , disse Dr. Almir Santana.
O Presidente da CIPA, Márcio Sobral Porto Filho, comentou que durante a capacitação com o médico Almir Santana, os participantes receberam informações e orientações sobre o assunto. A intenção do treinamento é sempre capacitar e trazer melhorias à saúde dos servidores e ao ambiente de trabalho. A Assistente Social Fátima Andrade agradeceu a presença do médico Almir Santana. “A gente vê o empenho a dedicação, e a capacidade técnica, compromisso e o amor do médico Almir Santana , ele escolheu estar em Sergipe, buscou o caminho da luz e fazer o seu trabalho em nosso estado. Aqui não esta só o médico, está o ser humano o homem. A “Lurdinha” se sente feliz, toda vez que o Dr. Almir Santana, coloca os seus pés dentro dela e vem nos ajudar melhorar no que a gente faz”.
A Epidemia do HIV
Segundo dados do Programa Estadual de IST/Aids, desde 1981 (quando foi diagnosticado o primeiro caso da doença no Estado) até agora, Sergipe tem 5.000 pessoas que vivem com HIV. Mais de 700.000 pessoas vivem com HIV no Brasil e mais de 34 milhões de pessoas vivem com vírus no Mundo. Aracaju é a cidade que mais lidera no Estado o número de registros: são 2.243 casos (2.203 adultos e 40 crianças). Em seguida vem Nossa Senhora do Socorro (473), Itabaiana (235), Estância (195) e Lagarto (149).