Funcaju inicia curso de audiovisual no Centro Cultural

Funcaju inicia curso de audiovisual (Foto: Felipe Martins)
“É o primeiro passo que o NPD está dando em direção a democratização do fazer audiovisual, que é um dos grandes pilares do núcleo, levar o audiovisual para que a juventude aracajuana tenha acesso. A gente começa fazendo o diálogo com a rede municipal de ensino para iniciar a construir estas pontes”, explica a diretora do NPD, Carolina Westrup.
A abertura do curso teve como palestrante a integrante da diretoria da Federação Pernambucana de Cineclubes e mestranda em cinema pela Universidade Federal de Sergipe, Yanara Galvão. A profissional mostrou um pouco do que sabe para os alunos.
“Essa questão da relação cinema e educação vem de muitos anos, mas a diferença atualmente é a questão das tecnologias. Hoje em dia, os adolescentes já estão produzindo audiovisual com seus celulares, então este curso é muito importante para trazer esta formação sobre o roteiro, produção e a introdução básica ao audiovisual. São orientações para que eles possam estar produzindo os vídeos através do ponto de vista deles e desenvolver o potencial”, destaca Yanara.
Para o estudante Anderson Christian, de 16 anos, aluno do oitavo ano da Escola Municipal Anísio Teixeira, o primeiro dia do curso foi excelente. “Eu gosto muito da área audiovisual e também de escrever. Este primeiro dia foi muito bom, deu para começar a aprender e dialogar bastante. Estou ansioso para começar a fazer os roteiros”, conta Anderson.
O projeto da Funcaju conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, que é a responsável por levar os alunos das escolas municipais. Neste primeiro dia, participaram alunos dos 13 aos 16 anos das Escolas Municipais Freitas Brandão e Anísio Teixeira.
“É uma experiência fantástica para os alunos porque eles entram em contato com uma nova linguagem. A proposta de ter este olhar voltado para a comunidade e que eles possam transformar isto em material audiovisual é muito importante. Nós acreditamos na arte como uma ferramenta de fundamental importância para a educação”, ressalta o coordenador de Arte e Educação da Semed, Rivaldino Santos.
O próximo módulo do curso de audiovisual “Uma janela para o mundo” será realizado no dia 7 de outubro.