FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 02 de novembro de 2025
POR: Rosângela Cruz
Fonte: SES/SE
Em: 22/02/2017
Pub.: 23 de fevereiro de 2017

Hemose destaca critérios de saúde necessários para a doação de sangue

Hemose destaca critérios de saúde necessários para a doação de sangue (Foto: SES/SE)

Hemose destaca critérios de saúde necessários para a doação de sangue (Foto: SES/SE)

Nesse período que antecede o Carnaval, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) reforça a necessidade de observar as seguintes orientações de saúde para doar sangue: descansar pelo menos seis horas no dia anterior a doação, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e a ingestão de alimentos gordurosos e o fumo. Esses critérios são regulamentados pelo Ministério da Saúde (MS) e cumpre princípios e diretrizes da Política Nacional de Sangue, Componentes e Derivados.

A gerente de Coleta do Hemocentro de Sergipe, Florita Aquino, lembra que o Carnaval tem como caraterística básica momentos de muita agitação com dança, bebidas e noites de sono perdidas. “Por isso, o ideal é doar antes de curtir a festa. Nossa equipe trabalha com a atenção redobrada nesses momentos festivos, especialmente, quando se trata de uma festa com grande concentração e mobilização de pessoas, circulando por várias regiões”, destaca.

Na triagem clinica, o enfermeiro Reinaldo Melo informa que durante a entrevista padrão com o candidato a doador, são observadas as questões relacionadas ao estado de saúde. “Nosso trabalho avalia os hábitos desse doador. São perguntas que estão preconizadas na legislação do serviço, cuja finalidade é preservar a saúde do doador e garantir a segurança do receptor de sangue” , relata.

O não cumprimento desses requisitos pode ter como consequências a queda de pressão, baixa na glicose do sangue, sudorese e tontura.

“Esses são sintomas que interferem diretamente no bem estar do indivíduo. As análises sorológicas realizadas nas bolsas de sangue também podem sofrer alterações decorrentes do estado de saúde do doador. Esses testes de alta sensibilidade servem para detecção de doenças transmissíveis pelo sangue como hepatites, sífilis, malária e Hiv/Aids. Os exames, podem detectar por exemplo, uma hepatite por conta do consumo em excesso de bebidas”, explica.

Doação de sangue

Estão aptos a doar sangue candidatos em bom estado de saúde, idade entre 16 anos completos e 69 anos, peso acima de 50 Kg. Menor de 18 anos somente com termo de autorização dos pais ou responsável legal.

É necessário portar documento de identidade original, com foto, válido em todo território nacional. Mais detalhes sobre o serviço de doação, através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.


Notícias Indicadas

Galeria Casacor recebe "Ces arts, c’est la vie”

Fábio Jr. celebra trajetória em show emocionante no Salles Multieventos

"Romance em duas línguas" :: Com Célia Gil

Aracaju Beauty Hair 2025 traz novidades e promete atrair mais de 10 mil visitantes

Villela Produções traz a Aracaju Fábio Rabin e o espetáculo "Ladeira Abaixo”

Cacto Experience aposta em aulas lúdicas para incentivar crianças a trocarem telas por atividades físicas

Curta-Se 24: Alice Caymmi, Zé Ibarra, Pedro Lua e Polayne estão entre as atrações musicais do festival

Festival Kids traz espetáculo "Bobbie Goods & Labubu” para animar a criançada em Aracaju

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

Halloween do Chá promete noite temática com música e concurso de fantasias em Aracaju

Festival Inshallah 2025 apresenta: "Noites em Inshallah” – Um espetáculo de dança do ventre que encanta corações

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação