FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 03 de novembro de 2025
POR: TCE/SE
Fonte: TCE/SE
Em: 20/02/2017
Pub.: 20 de fevereiro de 2017

TCE/Sergipe integra o Observatório da Despesa Pública nos Tribunais de Contas

Um seminário que acontecerá na manhã desta terça-feira, 21, no Tribunal de Contas de Pernambuco, selará a participação da Corte de Contas sergipana no Observatório da Despesa Pública. O ODP é a unidade de produção de informações estratégicas do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União, com ênfase no monitoramento dos gastos públicos.

“O objetivo do Observatório da Despesa Pública é integrar metodologias entre dos Tribunais de Contas, bem como o intercâmbio de experiências, informações e tecnologias para incrementar as ações de prevenção, de combate à corrupção e de monitoramento das despesas públicas”, informou o presidente do TCE/SE, Clóvis Barbosa, que participará do evento no Recife.

Coordenado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) a partir da experiência do Tribunal de Contas de Santa Catarina, a expansão do Observatório da Despesa Pública permitirá o aumento do intercâmbio de informações e tecnologias entre os controles internos estaduais e federal e os tribunais de contas de todo o país, para incrementar tanto as ações de prevenção e combate de desvios quanto de monitoramento das despesas públicas e aprimorar a gestão das compras públicas na administração pública brasileira.

Desafios para o controle externo

De quinta-feira a sábado da semana passada, o presidente Clóvis Barbosa, o diretor da Escola de Contas, conselheiro Carlos Alberto Sobral de Souza, e a coordenadora da Ecojan, professora Patrícia Verônica Sobral de Souza participaram em Salvador do 5º Encontro de Estudos Estratégicos – Desafios para a Efetividade do Controle no Cenário Atual.

O evento discutiu temas relevantes para a atuação do controle diante do atual contexto nacional, de crise política, administrativa e econômica, com desdobramentos das operações de combate à corrupção sobre a gestão da administração pública, que ensejam um novo conjunto normativo para tentar solucionar tais problemas.


Notícias Indicadas

Galeria Casacor recebe "Ces arts, c’est la vie”

Fábio Jr. celebra trajetória em show emocionante no Salles Multieventos

"Romance em duas línguas" :: Com Célia Gil

Aracaju Beauty Hair 2025 traz novidades e promete atrair mais de 10 mil visitantes

Villela Produções traz a Aracaju Fábio Rabin e o espetáculo "Ladeira Abaixo”

Cacto Experience aposta em aulas lúdicas para incentivar crianças a trocarem telas por atividades físicas

Curta-Se 24: Alice Caymmi, Zé Ibarra, Pedro Lua e Polayne estão entre as atrações musicais do festival

Festival Kids traz espetáculo "Bobbie Goods & Labubu” para animar a criançada em Aracaju

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

Halloween do Chá promete noite temática com música e concurso de fantasias em Aracaju

Festival Inshallah 2025 apresenta: "Noites em Inshallah” – Um espetáculo de dança do ventre que encanta corações

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação