FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 03 de novembro de 2025
POR: Rosângela Cruz
Fonte: SES/SE
Em: 17/02/2017
Pub.: 17 de fevereiro de 2017

Hemose leva cadastro de medula óssea para Simão Dias no próximo sábado, 18

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) vai realizar uma coleta externa para o cadastro de doadores de medula óssea no município de Simão Dias. A campanha acontece no próximo sábado, 18, das 8h30 às 17h, na praça Barão de Santa Rosa e no Colégio Estadual Fausto Cardoso. A ação integra as atividades do Dia Municipal de Trânsito, Saúde e Cidadania promovido em parceria com as Secretarias de Saúde, Ação Social, Departamento de Transito e Cidadania do município, além de parceiros como a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Hemose leva cadastro de medula óssea para Simão Dias no próximo sábado, 18 (Foto: Rosângela Cruz/SES/SE)

Hemose leva cadastro de medula óssea para Simão Dias no próximo sábado, 18 (Foto: Rosângela Cruz/SES/SE)

Os detalhes do evento foram discutidos durante uma reunião com a equipe técnica do Hemocentro de Sergipe, Rozeli Dantas, gerente de Captação, e Florita Aquino, gerente de Coleta, e os gestores municipais. “As pessoas precisam estar conscientes sobre a importância do cadastro, pois estarão assumindo um compromisso de fazer a doação da medula óssea, no caso de haver a confirmação da compatibilidade com algum paciente que necessita do transplante”, destacou a assistente social, Rozeli Dantas.

A assistente social alertou, ainda, que em função da compatibilidade genética as chances de encontrar um doador compatível é 1 em 100 mil. “Os dados das pessoas que realizam o cadastro ficam arquivados no banco de dados do Cadastro Nacional de Doadores de Medula Óssea, o Redome. Essas informações são cruzadas diariamente com o Rereme, que é o Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea”, detalhou.

O secretário da Saúde de Simão Dias, Lenivaldo Nunes Conceição, informou que a proposta da ação é viabilizar o acesso da população aos diversos serviços ofertados pela prefeitura e demais parceiros durante as atividades do Dia Municipal de Trânsito, Saúde e Cidadania. “Ter o Hemose nesse evento é importante para destacar os serviços de doação de sangue e o cadastro de medula óssea. Com isso, o município contribui para formação de uma consciência solidária entre a comunidade”, disse.

Cadastro de Medula

Para fazer parte do cadastro de medula óssea é preciso ter entre 18 a 55 anos e não possuir diagnóstico de doenças infecciosas. No dia da campanha, o candidato preenche o formulário com dados pessoais em seguida coleta uma amostra com 4 ml de sangue. A amostra é encaminhada para o exame de Histocompatibilidade (HLA) – os testes analisam as características genéticas do cidadão para verificar a compatibilidade entre o doador e o paciente/receptor da medula.


Notícias Indicadas

Galeria Casacor recebe "Ces arts, c’est la vie”

Fábio Jr. celebra trajetória em show emocionante no Salles Multieventos

"Romance em duas línguas" :: Com Célia Gil

Aracaju Beauty Hair 2025 traz novidades e promete atrair mais de 10 mil visitantes

Villela Produções traz a Aracaju Fábio Rabin e o espetáculo "Ladeira Abaixo”

Cacto Experience aposta em aulas lúdicas para incentivar crianças a trocarem telas por atividades físicas

Curta-Se 24: Alice Caymmi, Zé Ibarra, Pedro Lua e Polayne estão entre as atrações musicais do festival

Festival Kids traz espetáculo "Bobbie Goods & Labubu” para animar a criançada em Aracaju

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

Halloween do Chá promete noite temática com música e concurso de fantasias em Aracaju

Festival Inshallah 2025 apresenta: "Noites em Inshallah” – Um espetáculo de dança do ventre que encanta corações

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação