FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 03 de novembro de 2025
POR: Débora Matos
Fonte: DPE/SE
Em: 15/02/2017
Pub.: 15 de fevereiro de 2017

Astra busca apoio da Defensoria Pública de Sergipe para garantir direitos básicos dos travestis e transexuais

Além do preconceito e da discriminação, a luta pelos direitos básicos também é uma via crucis que os travestis e transexuais enfrentam diariamente. A busca incessante por mudança de nome e de gênero é um sonho conquistado por minoria, que luta incessantemente para conquistar o respeito e o reconhecimento da sociedade.

Astra busca apoio da Defensoria Pública de Sergipe para garantir direitos básicos dos travestis e transexuais (Foto: DPE/SE)

Astra busca apoio da Defensoria Pública de Sergipe para garantir direitos básicos dos travestis e transexuais (Foto: DPE/SE)

O vice-presidente da Associação dos Travestis e Transexuais de Sergipe (Astra), Rogério Fernandes e a transexual, Silvania Santos de Sousa se reuniram com os defensores públicos do Núcleo de Direitos Humanos, Sérgio Barreto Morais, Eric Martins e Rosana de Assis para buscar apoio da Defensoria Pública do Estado de Sergipe nos movimentos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Transgêneros (LGBT).  

O objetivo é fortalecer as ações para combater a homofobia e garantir o direito dos travestis e transexuais de mudarem o nome e o gênero, sem precisar entrar com ação judicial.

Segundo Rogério Fernandes, o apoio da Defensoria dará maior visibibilidade às ações da Astra. “A Defensoria sempre esteve de portas abertas para o movimento LGBT, inclusive com mutirões para mudança de nome e de gênero. Com o apoio da instituição, teremos mais visibilidade e menos burocracia. Além disso, o nome Defensoria já causa um impacto muito positivo e fortalecerá ainda mais os movimentos”, disse.

O defensor público e coordenador do Núcleo de Direitos Humanos, Sérgio Barreto Morais, disse que a demanda por direitos dos transexuais não é maior na Defensoria Pública em virtude da pouca procura. “Acredito que muitos não recorrem à instituição por achar que não conseguem uma vitória no pleito. É importante ressaltar que a Defensoria Pública já foi vitoriosa em diversas ações de mudança de nome e de sexo e, através ”, pontuou.

De acordo com Silvânia Santos, há um grande índice de transexuais que precisam mudar o nome. “As meninas se distanciam do judiciário por acreditarem que não irão conseguir. Vamos desmistificar esse conceito para que elas possam comparecer e terem ciência do apoio da Defensoria ao movimento LGBT. Vamos viabilizar um mutirão para que todas conquistem o direito de mudar o nome. Estou confiante e com perspectivas de que vamos ter uma instituição forte que vai lutar pelos nossos direitos”, enalteceu.


Notícias Indicadas

Galeria Casacor recebe "Ces arts, c’est la vie”

Fábio Jr. celebra trajetória em show emocionante no Salles Multieventos

"Romance em duas línguas" :: Com Célia Gil

Aracaju Beauty Hair 2025 traz novidades e promete atrair mais de 10 mil visitantes

Villela Produções traz a Aracaju Fábio Rabin e o espetáculo "Ladeira Abaixo”

Cacto Experience aposta em aulas lúdicas para incentivar crianças a trocarem telas por atividades físicas

Curta-Se 24: Alice Caymmi, Zé Ibarra, Pedro Lua e Polayne estão entre as atrações musicais do festival

Festival Kids traz espetáculo "Bobbie Goods & Labubu” para animar a criançada em Aracaju

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

Halloween do Chá promete noite temática com música e concurso de fantasias em Aracaju

Festival Inshallah 2025 apresenta: "Noites em Inshallah” – Um espetáculo de dança do ventre que encanta corações

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação