FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 03 de novembro de 2025
POR: Bruno Leonel
Fonte: Agência Sebrae
Em: 15/02/2017 às 08:30
Pub.: 15 de fevereiro de 2017

Ceramistas participam de encontro na Fies/Sergipe

Empreendedores tiveram acesso as ações do Procompi.

Ceramistas participam de encontro na Fies/Sergipe (Foto: Assessoria Sebrae/SE)

Ceramistas participam de encontro na Fies/Sergipe (Foto: Assessoria Sebrae/SE)

Empresários que atuam no segmento de cerâmicas vermelhas dos municípios de Itabaiana, Areia Branca, Propriá, Siriri, Itabaianinha e Aracaju tiveram oportunidade de participar de um encontro na sede da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe. Na pauta, apresentação Procompi – Programa de apoio à Competitividade de Micro e Pequenas Indústrias, desenvolvido pela CNI em parceria com o Sebrae, FIES e Sindicer – Sindicato das Cerâmicas Vermelhas do Estado de Sergipe.

O Procompi irá atuar junto ao Arranjo Produtivo Local, promovendo ações coletivas que beneficiem micro e pequenas empresas. A proposta é estimular a competitividade e o desenvolvimento sustentável, além de estimular a estruturação da governança dos projetos apoiados, de modo a assegurar a continuidade futura das ações e proporcionar um processo de crescimento virtuoso.

“O Sindicato detectou que a maior necessidade dos empreendedores no momento é adequar as empresas à legislação ambiental. Esse primeiro grupo tem que ser formado por 25 empresas, indústrias de pequeno porte. Por isso a importância dos empreendedores presentes no encontro assinarem o termo de adesão. O próximo passo será a visita dos técnicos do IEL as empresas interessadas, onde acontecerá a assinatura do contrato”, explica Joaldo Carvalho Junior, Presidente do Sindicato das Cerâmicas Vermelhas do Estado de Sergipe.

Grupos

As 25 empresas que irão participar dessa primeira turma serão divididas em três grupos. O primeiro será formado por empreendimentos em estágio avançado. O segundo por empresas em estágio intermediário. Já o terceiro e último grupo será composto por empreendimentos em estágio inicial. “Dessa forma o trabalho de consultoria ambiental ficará mais eficiente”, orienta Joaldo Junior.

Outro ponto que merece destaque é quanto ao custo. “As empresas que estiverem devidamente sindicalizadas, o Sindicer irá arcar com 50% do investimento”, diz o presidente.

Para Emanoel Sobral, superintendente do Sebrae, a ação chega em uma ótima hora. “Uma das questões que tem dificultado os empreendimentos é quanto a licença ambiental, que deve ser rigorosa. Muitos deles não sabem exatamente qual caminho seguir para estar devidamente regularizado. Com a presença de um especialista na área, norteando os passos, tudo fica mais fácil”, destaca Emanoel Sobral, superintendente do SEBRAE.


Notícias Indicadas

Galeria Casacor recebe "Ces arts, c’est la vie”

Fábio Jr. celebra trajetória em show emocionante no Salles Multieventos

"Romance em duas línguas" :: Com Célia Gil

Aracaju Beauty Hair 2025 traz novidades e promete atrair mais de 10 mil visitantes

Villela Produções traz a Aracaju Fábio Rabin e o espetáculo "Ladeira Abaixo”

Cacto Experience aposta em aulas lúdicas para incentivar crianças a trocarem telas por atividades físicas

Curta-Se 24: Alice Caymmi, Zé Ibarra, Pedro Lua e Polayne estão entre as atrações musicais do festival

Festival Kids traz espetáculo "Bobbie Goods & Labubu” para animar a criançada em Aracaju

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

Halloween do Chá promete noite temática com música e concurso de fantasias em Aracaju

Festival Inshallah 2025 apresenta: "Noites em Inshallah” – Um espetáculo de dança do ventre que encanta corações

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação