FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 04 de novembro de 2025
POR: PMA
Fonte: PMA
Em: 13/02/2017 às 14:45
Pub.: 13 de fevereiro de 2017

Prefeitura trabalha na drenagem e limpeza de canal no Japãozinho

Emurb realiza limpeza de canal no Japãozinho (Foto: Emurb)

Emurb realiza limpeza de canal no Japãozinho (Foto: Emurb)

O bairro Japãozinho possui uma população de mais de nove mil habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), localizando-se na região Norte da capital, já na área limítrofe com o município de Nossa Senhora do Socorro. Durante o processo de ocupação, os primeiros moradores ocuparam parte do Morro do Urubu e também áreas de manguezais na margem direita do rio do Sal. Estas características, somadas às condições socioeconômicas da maior parte das pessoas que lá moram, exigem que o poder público atue de forma perene e consistente, trabalhando a partir de políticas públicas articuladas de urbanização, saneamento, saúde e ações de empoderamento do cidadão.

Atento ao que acontece na cidade e sensível às demandas sociais, o prefeito Edvaldo Nogueira visitou alguns bairros, inclusive o Japãozinho, no último sábado, 11, quando dialogou com os aracajuanos. E algumas melhorias já começaram a chegar. Na manhã desta segunda-feira, 13, foi iniciada pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), na rua do Arame, a limpeza das tubulações e canais para aumentar a vazão das águas pluviais e evitar alagamentos nas residências que ficam às margens do córrego que passa próximo.

Arisvaldo Lima é um dos moradores mais antigos do Japãozinho e narra a importância do trabalho. “Nosso sofrimento deve amenizar ou mesmo acabar agora. Temos muita esperança que o Edvaldo Nogueira vai olhar e beneficiar nossa comunidade ainda mais. Ele já fez muita coisa por nós quando administrou nossa cidade e agora fará novamente”, relata o morador.

A obra

De forma paliativa, o que está sendo executado no Japãozinho é a limpeza de um equipamento da rede de drenagem conhecido por ponta de ala, que funciona como uma intersecção entre as águas oriundas do canal da avenida A, no bairro Cidade Nova e a microdrenagem que segue até a avenida Euclides Figueiredo.

Está prevista para esta área um projeto de macrodrenagem que vai ampliar a drenagem no local, como explica Sérgio Ferrari. “Além da retomada das obras paralisadas, que se dará paulatinamente conforme regularização técnica e financeira, o prefeito Edvaldo tem intenção de autorizar obras estruturantes. Estamos fazendo este levantamento e realizando estas visitas, inclusive com o próprio prefeito indo aos bairros, com o objetivo de analisar os casos mais urgentes e as viabilidades de realização. De uma forma ou de outra, temos resolvido os problemas encontrados. Esta é a orientação do prefeito: equacionar as demandas”, explica Ferrari.


Notícias Indicadas

Galeria Casacor recebe "Ces arts, c’est la vie”

Fábio Jr. celebra trajetória em show emocionante no Salles Multieventos

"Romance em duas línguas" :: Com Célia Gil

Aracaju Beauty Hair 2025 traz novidades e promete atrair mais de 10 mil visitantes

Villela Produções traz a Aracaju Fábio Rabin e o espetáculo "Ladeira Abaixo”

Cacto Experience aposta em aulas lúdicas para incentivar crianças a trocarem telas por atividades físicas

Curta-Se 24: Alice Caymmi, Zé Ibarra, Pedro Lua e Polayne estão entre as atrações musicais do festival

Festival Kids traz espetáculo "Bobbie Goods & Labubu” para animar a criançada em Aracaju

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

Halloween do Chá promete noite temática com música e concurso de fantasias em Aracaju

Festival Inshallah 2025 apresenta: "Noites em Inshallah” – Um espetáculo de dança do ventre que encanta corações

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação