Aracaju (SE), 13 de janeiro de 2026
POR: Codevasf
Fonte: Codevasf
Em: 03/01/2017 às 12:45
Pub.: 03 de janeiro de 2017

Até o final de janeiro, bacia do São Francisco em Sergipe deve receber da Codevasf 600 mil alevinos

Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume produziu cerca de 1,9 milhão de alevinos em 2016; principais espécies são curimatã, tambaqui e piau.

Até o final de janeiro, bacia do São Francisco em Sergipe deve receber da Codevasf 600 mil alevinos (Imagem: Codevasf)

Até o final de janeiro, bacia do São Francisco em Sergipe deve receber da Codevasf 600 mil alevinos (Imagem: Codevasf)

O primeiro peixamento de 2017 feito na porção sergipana do rio São Francisco pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) teve a soltura de 210 mil alevinos. A ação foi executada em Neópolis como parte dos festejos de Bom Jesus dos Navegantes; foram 180 mil alevinos de curimatã e 30 mil da espécie piau lançados no leito do Velho Chico.

O fornecimento de alevinos e o repovoamento foram realizados pelo Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume (CIB), unidade da 4ª Superintendência Regional da Codevasf localizada em Neópolis. Além de contribuir para a manutenção do estoque pesqueiro na bacia hidrográfica do São Francisco, os peixamentos são uma importante ação de educação ambiental nas comunidades ribeirinhas.

O engenheiro de pesca Iru Guimarães, analista em Desenvolvimento Regional do CIB, afirmou que a expectativa é de que mais de 600 mil alevinos sejam lançados no rio São Francisco até o final de janeiro. “Estamos aguardando apenas a oficialização dos pedidos de alguns municípios da região, mas tradicionalmente realizamos vários peixamentos durante as festas de Bom Jesus dos Navegantes em Sergipe”, declarou.

Modernização de unidade

Em 2016, o Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume produziu aproximadamente 1,9 milhão de alevinos. O estoque foi utilizado em peixamentos realizados nos municípios de Cedro de São João, Ilha das Flores, Japaratuba, Neópolis, Pacatuba, Propriá e Neópolis. As espécies produzidas na unidade durante o ano passado foram a curimatã, o tambaqui e o piau.

Durante o ano, a Codevasf atendeu a 12 solicitações de apoio e assistência técnica de produtores, associações e prefeituras em Sergipe, identificando áreas para peixamento, avaliando qualidade da água e prestando assistência para criação de peixes em tanques-rede. Outras ações realizadas pela CIB incluem a análises laboratoriais, participação em cursos e eventos, realização de visitas técnicas e produção de trabalhos científicos.

Atualmente, a Codevasf executa a segunda etapa das obras de ampliação e modernização do Centro Integrado de Betume, que deve resultar em aumento da capacidade de produção para 8 milhões de alevinos por ano. Resultado de um investimento de R$ 2,7 milhões, a obra inclui a construção e reforma de viveiros, a pavimentação de vias de circulação interna, a reabilitação do sistema de captação e a reforma do reservatório de compensação. Em 2016, foi concluída a primeira etapa das obras, após investimento de R$ 1,1 milhão.

Ao todo, a Codevasf possui sete Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aquicultura em estados situados na bacia do rio São Francisco.

“Além de promoverem a recomposição da ictiofauna dos rios com os peixamentos, os centros apoiam a inclusão produtiva por meio de capacitações, fomento e incentivo à criação de peixes em tanques-rede e viveiros escavados, o que possibilita o surgimento de pequenos aquicultores e também reduz o esforço de pesca sobre algumas espécies mais visadas, ajudando a garantir a manutenção dos estoques pesqueiros”, observa o chefe da Unidade de Pesca e Aquicultura da Codevasf, Leonardo Sampaio.


Notícias Indicadas

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Justiça reconhece atuação legal da Guarda Municipal e rejeita denúncia por abuso de autoridade

Iguá Sergipe acelera implantação de reservatórios para ampliar reserva hídrica em 10 cidades

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Câmara publica edital de concurso público com inscrições em janeiro

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Prefeitura mantém IPTU congelado em 2026 e publica calendário oficial de pagamento

Hapvida vai abrir novo hospital com 130 leitos, urgência, emergência e exames de alta complexidade

Clínica de saúde ComfortClin amplia oferta de serviços e lança check-up acessível em Aracaju

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação