Aracaju (SE), 13 de janeiro de 2026
POR: T.Dantas Comunicação e Marketing
Fonte: T.Dantas Comunicação e Marketing
Em: 03/01/2017 às 12:54
Pub.: 03 de janeiro de 2017

Presidente do Creci/Sergipe alerta para necessidade de cadastro junto ao COAF

Prazo para Declaração de Inocorrência teve início no dia 1º de janeiro.

O setor imobiliário está incluído pela Lei nº 9.613/98 como setor obrigado a cumprir normas que visam prevenir a lavagem de dinheiro nesse ramo de atividade econômica. Ou seja, imobiliárias e corretores de imóveis devem se preocupar com o cadastro junto ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF). Infelizmente, operações de lavagem no mercado de imóveis são frequentes em virtude dos altos valores envolvidos, da liberdade quanto à fixação do preço na negociação dos imóveis e da possibilidade de estruturação.

O COAF é responsável por receber e cruzar as informações sobre pessoas e operações, com o intuito de identificar possíveis operações de lavagem de dinheiro. Em seguida, traça o caminho percorrido por esse dinheiro sujo e envia ao Ministério Público ou à Polícia Federal todas as informações que tem para que tais órgãos investiguem. É necessário ficar atento a todos os indícios de recursos ilícitos: pagamento à vista, em dinheiro, joias, obras de arte, barras de ouro; cheques fragmentados ou de terceiros; compra de imóvel que já tenha sido do comprador no passado; pedido para que a escritura seja registrada com valor diferente do que foi pago, entre outros fatores.

A orientação é simples. Depois de uma transação com as características mencionadas acima, o corretor de imóveis tem 24 horas para fazer a comunicação ao COAF. “As políticas de prevenção são essenciais para tentar impedir atividades ilícitas. Nossa preocupação é conscientizar o corretor de imóveis para que ele esteja ciente de que deve estar cadastrado no COAF e realizar as devidas declarações das transações que estejam inseridas no rol de exigências do COAF. A não realização incide na incumbência de emitir a Declaração de Inocorrência”, explica o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Sergipe (CRECI/SE), Sérgio Sobral.

Declaração de Inocorrência

A declaração de inocorrência deve ser realizada por todos os profissionais que, durante 2016, não registraram nenhuma transação imobiliária considerada suspeita de lavagem de dinheiro, ou seja, acima de R$ 100 mil e que tenha sido feita em espécie, em moeda estrangeira ou cujo pagamento tenha sido efetuado com recursos de origens diversas. Tal declaração tornou-se obrigatória por força da Lei nº 12.683/2012, que alterou a Lei nº 9.613/98. O prazo para declaração vai do dia 1º a 31 de janeiro de 2017, e a mesma pode ser feita no site do Conselho Federal de Corretores de Imóveis – COFECI ou pode ser entregue por e-mail através do endereço cofeci@cofeci.org.br. No portal do CRECI/SE, já está disponível o link que direciona para realizar a Declaração de Inocorrência do COAF.

Deverá fazer a Declaração de Inocorrência toda e qualquer pessoa física ou jurídica que não se enquadre na Resolução-COFECI nº 1.336/2014, Seção VI – Das comunicações ao COAF, Art. 8º, incisos I ao XII e Parágrafo Único. Não inscritos, como as construtoras, devem cadastrar seus dados para que suas declarações sejam reconhecidas diretamente no site do COFECI. Não há despesa no cadastramento dos dados e nenhum pedido de informação deverá ser dirigido diretamente ao COAF, somente ao COFECI. Vale frisar que após o dia 31 de janeiro, o profissional que não fizer a Declaração de Inocorrência estará sujeito a multa.

Orientação

Em parceria com o CRECI/SE e com a participação do COAF, a Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas, sob a coordenação da professora Heloísa Estellita, lançou o Guia de Prevenção à Lavagem de Dinheiro no Setor Imobiliário. O objetivo da cartilha é esclarecer as principais dúvidas dos corretores de imóveis em relação à legislação de prevenção e combate a esse tipo de crime organizado. A cartilha já se encontra disponível para visualização e download no novo site do Creci-SE.


Notícias Indicadas

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Justiça reconhece atuação legal da Guarda Municipal e rejeita denúncia por abuso de autoridade

Iguá Sergipe acelera implantação de reservatórios para ampliar reserva hídrica em 10 cidades

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Câmara publica edital de concurso público com inscrições em janeiro

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Prefeitura mantém IPTU congelado em 2026 e publica calendário oficial de pagamento

Hapvida vai abrir novo hospital com 130 leitos, urgência, emergência e exames de alta complexidade

Clínica de saúde ComfortClin amplia oferta de serviços e lança check-up acessível em Aracaju

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação