Aracaju (SE), 13 de janeiro de 2026
POR: Agência Alese
Fonte: Agência Alese
Em: 02/01/2017 às 15:50
Pub.: 02 de janeiro de 2017

Seca: Secretário de Agricultura diz na Alese que maior preocupação é com falta d´água para os animais

Esmeraldo Leal durante entrevista no Plenário da Alese (Imagem: Thayara Silva/Agência Alese)

Esmeraldo Leal durante entrevista no Plenário da Alese (Imagem: Thayara Silva/Agência Alese)

O período de estiagem em Sergipe foi comentado na manhã desta segunda-feira, 2 pelo secretário de Estado da Agricultura, Esmeraldo Leal durante entrevista para a TV Alese. Segundo ele, a situação é preocupante, mas o Estado é muito bem servido em adutoras e a área efetiva do Semi-árido é menor que em outras partes do país e com isso, os impactos da seca têm sido menores. E que a maior preocupação tê sido com a escassez de água para os animais.

“A nossa bacia leiteira tem se preparado ao longo dos anos para conviver com esse momento de estiagem; há um processo de adaptação que diminui o impacto. Nós estamos sim um momento difícil, mas pela própria cultura do nosso povo e pelas condições que o Estado tem dado, está havendo superação e a demonstração de que é possível passar por essa fase com a cabeça erguida e continuar produzindo”, entende.

Esmeraldo Leal ressaltou que os municípios mais impactados no Alto Sertão, são atingidos em todos os momentos de seca no Nordeste, mas formam a maior bacia leiteira de Sergipe. “A nossa produção de leite no Alto Sertão é altíssima, se comparando com outros Estados como o Paraná e o Rio Grande do Sul. “Há impactos, mas o sertanejo demonstra que está produzindo bem. Nós somos o Estado com mais de 600 mil litros de leite por dia saIndo do Semi-Árido. É de fato uma grande bacia leiteira o que faz com que os municípios possam continuar produzindo”, ressalta.

O secretário destacou um preocupação com a ração animal. “Há uma forte produção de milho e por ser uma monocultura intensa na região Semi-árida do Estado, tem implicações. Em 2016 tivemos redução de chuvas no período de inverno. Em junho choveu muito pouco, mas o que a gente orienta e a Emdagro tem feito isso de forma intensa  é a implantação de programas como o Mais Palmas, pois quem trabalha com gado, precisa além do milho, que a palma entre forte, por ser uma importante fonte de alimento e de água. Somos um estado servido de adutoras, o que permite suprir as necessidades, portanto, o nosso maior problema é com a água para os animais”, explica.


Notícias Indicadas

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Justiça reconhece atuação legal da Guarda Municipal e rejeita denúncia por abuso de autoridade

Iguá Sergipe acelera implantação de reservatórios para ampliar reserva hídrica em 10 cidades

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Câmara publica edital de concurso público com inscrições em janeiro

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Prefeitura mantém IPTU congelado em 2026 e publica calendário oficial de pagamento

Hapvida vai abrir novo hospital com 130 leitos, urgência, emergência e exames de alta complexidade

Clínica de saúde ComfortClin amplia oferta de serviços e lança check-up acessível em Aracaju

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação