Aracaju (SE), 19 de outubro de 2025
POR: ASN
Fonte: ASN
Em: 22/12/2016 às 15:47
Pub.: 22 de dezembro de 2016

Secretaria de Saúde de Sergipe emite alerta para casos de mialgia aguda na Bahia

Até o momento não há suspeita de casos em Sergipe.

Em virtude dos casos de mialgia aguda notificados pela Secretaria da Saúde da Bahia, a Secretaria de Saúde de Sergipe, através do Centro de Informação Estratégica em Vigilância em Saúde no Estado de Sergipe (CIEVS-SE), alerta as unidades de saúde do estado e a população, quanto a possíveis suspeitas que possam surgir em Sergipe.

Apesar de, até o momento, não existir nenhuma notificação suspeita de pacientes com quadro clínico semelhante em nosso estado, diante das evidências dessa ocorrência em Salvador e pela falta de identificação do agente etiológico e da possível forma de transmissão, o CIEVS-SE emitiu um alerta epidemiológico (para ler na íntegra, clique aqui) com recomendações de condutas e orientações para as equipes de saúde, principalmente, a da rede de urgência e emergência, objetivando identificar possíveis quadros suspeitos, colaborando na elucidação do evento e adotar medidas cabíveis.

Histórico

No dia 16 de dezembro, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia publicou nota técnica, informando que, no dia 14, havia sido noticiado o atendimento de nove pessoas em uma unidade hospitalar com quadro de mialgia de origem não especificada, pertencentes a três famílias diferentes, com os seguintes sintomas:  dor muscular intensa e de início súbito nas regiões cervical e trapézio, seguido por dores musculares intensas em braços, dorso, coxas e panturrilhas. Todos os pacientes apresentaram elevações significativas de enzimas musculares e urina turva (cor de coca-cola). Quatro pacientes apresentaram exantema discreto. Um dos pacientes desenvolveu insuficiência renal aguda, com resolução com hidratação.  Não houve relato de febre, artralgia, cefaleia, sintomas respiratórios ou gastrointestinais.

Na existência de casos que apresentem esses sintomas, deverá ser realizada  a notificação imediata ao CIEVS-SE, através do telefone 0800-282-282-2 ou do e-mail notifica@saude.se.gov.br


Notícias Indicadas

Vídeo vazado, término de noivado e sogro na mira da polícia: veja cronologia do caso do padre flagrado com mulher de fiel

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Conheça Sergipe: confira dados geográficos e econômicos de todos os municípios sergipanos

Decreto permite desapropriação de terrenos para nova ponte Aracaju-Barra

Saúde preventiva acessível: ComfortClin lança pacote completo de check-up para homens e mulheres

O Mundo não para. Confira mais notícias no Canal do Click Sergipe no WhasApp

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação