Conselho de Assistência Social empossa novos conselheiros da Sociedade Civil
Na manhã desta quarta-feira, 20 de dezembro, o Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), órgão de caráter orientador, deliberativo e fiscalizador vinculado à Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh), realizou sua última Reunião Ordinária do ano de 2016, com a posse dos novos Conselheiros da Sociedade Civil para o biênio 2016/2018 e a entrega de certificados para os Conselheiros partícipes do quadro do CEAS.

CIAS empossa novos conselheiros (Imagem: Neto Menezes/Seidh/SE)
No primeiro momento, a presidente do Conselho, Rita de Cássia, realizou a leitura de duas atas, que foram discutidas com os membros presentes. Em seguida, foram apresentadas demandas internas do Conselho à superintendente executiva da Seidh, Roseli Andrade, que esteve presente, representando a secretária Marta Leão. Segundo Rita, os novos Conselheiros precisam assumir sua função com o compromisso de dar continuidade às ações do Conselho, referentes tanto ao controle social quanto ao fortalecimento das políticas de Assistência Social.
“Este ano, apesar das dificuldades que estamos passando no cenário político do país de um modo geral, conseguimos, através do Conselho, a oportunidade de discutir programas e serviços no âmbito da Assistência, tanto em nível Federal quanto Estadual. Além disso, fortalecemos os Conselhos Municipais através da nossa assessoria. Então, todo este trabalho deve ser continuado em 2017 para que possamos colher frutos”, considera Rita.
Após a assinatura dos termos de posse pelos novos conselheiros, a presidente do CEAS realizou a entrega de certificados aos membros atuantes do Conselho,em reconhecimento à sua participação na entidade ao longo deste ano. Para Joseilde Barreto Alves Ferreira, Conselheira representante do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS), o gesto foi representativo. “Esse certificado demonstra a seriedade, dinâmica e empenho que o CEAS possui com suas ações, então fico muito feliz em recebê-lo e poder fazer parte disso”, pontua.
Nova conselheira representante da Sociedade Civil, a representante do CRAS Nelson Batista, Isabel Almeida, conta que possui expectativas de desafio e mudança. “Devido às alterações que estamos sofrendo na conjuntura do país, o ano de 2017 estabelecerá novos desafios para nós, que lidamos com a política de Assistência Social aqui em Sergipe. Espero contribuir com as ações da Assistência para que se tenha um controle social efetivo”, conclui Isabel.
Edição: Rebecca Melo