MPF/Sergipe e Embrapa buscam medidas de proteção da cultura da mangaba
Estudo realizado pela empresa de pesquisa mostra redução de 30% das áreas de ocorrência da mangaba no Estado.

MPF/Sergipe e Embrapa buscam medidas de proteção da cultura da mangaba (Imagem: Embrapa)
A intenção do MPF é usar as informações contidas no estudo para auxiliar na atuação de proteção do meio ambiente e da comunidade tradicional das catadoras de mangaba, que dependem do acesso às áreas de ocorrência da árvore para catar a fruta, atividade fundamental para manutenção do modo de vida da comunidade.
Medidas
A procuradora Lívia Nascimento Tinôco, responsável pela atuação do MPF junto às comunidades tradicionais no Estado, realizará, em 2017, reuniões com os prefeitos das cidades incluídas no estudo. “Vamos distribuir o mapa e saber como os prefeitos podem apoiar na proteção das mangabeiras”.
A procuradora pretende também convocar os órgãos de proteção ambiental para realizar o cruzamento de áreas públicas estaduais e federais onde há ocorrência de mangaba, para estimular sejam disponibilizadas para as mangabeiras e para replantio.
Participaram do lançamento, além do MPF e da Embrapa, representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Banco do Nordeste e do Movimento das Catadoras de Mangaba.