NAT e Cejuv atendem centenas de jovens na Feira de Estágio e Empregabilidade
A convite da Universidade Tiradentes (Unit), o Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT) da Coordenadoria do Trabalho e Emprego da Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh) marcou presença na Feira de Estágio e Empregabilidade, que ocorreu na quinta-feira, 20, no Campus Farolândia. Reunindo diversas instituições e empresas privadas, o evento teve a missão de viabilizar espaços para estudantes e egressos do meio acadêmico e criar interação com empresas que oferecem oportunidades para a carreira profissional.
Feira de Estgio e Empregabilidade (Foto: Pritty Reis/Seidh/SE)
Idealizada pelo programa Unit Carreiras, sob a coordenação de Janaína Machado, a mostra também contou com presença maciça de jovens, que encontram no estágio a melhor alternativa para entrar no mercado de trabalho, onde também buscam entender a dinâmica desse cenário e conquistar êxito na primeira experiência profissional. Contribuindo com a iniciativa, o NAT, com apoio da Cejuv, realizou atendimento para emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), além de dialogar com as entidades participantes para firmar parcerias e fazer a captação de vagas para os usuários interessados.
De acordo com a coordenadora de Trabalho e Emprego da Seidh, Sandra Magna Carvalho, o NAT realizou mais de 300 atendimentos durante o dia e, foram captadas de vagas para ensino médio e vagas que exigem nível superior nas áreas de contabilidade; administração; e gastronomia. “Essa oportunidade agregou bastante ao evento, pois conseguimos orientar e encaminhar candidatos, que saíram com as suas cartas de encaminhamento, em função da oferta de vagas”, informou.
O jovem Geraldo Castor, de 17 anos, contou com o incentivo da mãe para começar a dar os primeiros passos da caminhada profissional. “Minha mãe me avisou sobre a Feira e me apoiou para que eu viesse em busca de orientações. Estou concluindo o ensino médio, mas já faço cursos profissionalizantes e pretendo cursar Tecnologia da Informação (TI). Aproveitei o momento para tirar a carteira de trabalho e, quem sabe, conseguir meu primeiro emprego”, disse.
Para a estudante do curso de Direito, Monique Andrade, o evento foi muito positivo para aqueles que não conhecem essa realidade. “Vim fazer a carteira porque eu já penso em trabalhar e, com os estudos, quero estar preparada para encarar esse universo. A ansiedade é grande, pois já tenho estágios em vista e pretendo adquirir experiência. Com o suporte da universidade e das demais empresas, os horizontes se abrirão”, destacou.
Na oportunidade, cada empresa esteve com seu representante de Recursos Humanos, que ministrou palestras, prestou esclarecimentos sobre vagas de estágio e cadastrou currículos. O NAT teve uma procura maior daqueles que estão iniciando a jornada acadêmica e buscam maior independência, através dos primeiros contatos profissionais. O coordenador Especial de Juventude, Fredson Santana, afirma que os jovens podem se preparar para construir um futuro sólido e o Estado tem que auxiliar esses jovens. “As instituições que trabalham com aprendizes abrem um leque de oportunidades. Essa parceria com a Unit foi muito produtiva e esperamos que aconteçam outras iniciativas semelhantes”.
Segundo Janaína Machado, coordenadora do Unit Carreiras, o projeto foi uma realização essencial pra sociedade em geral. “É muito importante trazer as empresas e os órgãos públicos para dentro da universidade para que essas instituições enxerguem e conheçam talentos. Entendemos que trazer o mercado de trabalho para a academia só otimiza os processos, pois são gestores em contato com aqueles que estão em busca de um lugar no mercado. É uma troca de experiências que também proporcionou aprendizado, já que essas pessoas participaram de seleções e entrevistas”, pontuou.
Edição: Rebecca Melo