Aracaju (SE), 09 de maio de 2025
POR: Rosângela Cruz
Fonte: SES/SE
Pub.: 18 de agosto de 2016

Hemose: militares do Exército Brasileiro comemoram Dia do Soldado doando sangue

Hemose: militares do Exrcito Brasileiro comemoram Dia do Saldado doando sangue (Foto: SES/SE)

Hemose: militares do Exrcito Brasileiro comemoram Dia do Saldado doando sangue (Foto: SES/SE)

Trinta soldados do 28º Batalhão de Caçadores do Exército Brasileiro realizaram uma doação solidária de sangue no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). A iniciativa marca o Dia do Soldado (comemorado no próximo dia 25 de agosto) e teve como finalidade despertar na corporação a consciência sobre a importância do ato regular da doação.

O grupo foi recepcionado pelo serviço de Captação e recebeu orientações sobre as etapas classificadas como ciclo do doador, composta pelo cadastro, pré-triagem, triagem clínica, atendimento individual em função da preservação do sigilo das informações prestadas pelo doador, a coleta de sangue e a hidratação para ajudar na reposição de líquido no organismo.
De acordo com o sargento Marcelo Ramos, anualmente o 28º BC realiza ações sociais para marcar as datas comemorativas relacionadas à classe como o Dia do Exército Brasileiro, Dia do Soldado e Independência do Brasil.
“A proposta da instituição militar é incentivar a doação de sangue junto aos profissionais responsáveis pela segurança da sociedade. Viemos contribuir como cidadãos. A doação é um gesto humanitário”, disse.
Foi a simbologia do gesto que despertou o interesse dos soldados Lucas Matos e Guilherme Augusto Alves dos Santos. Eles contaram que, na família, o pai já é doador de sangue. “O meu incentivo foi dado por meu pai para ajudar pessoas doentes nos hospitais”, narrou Lucas.
O soldado Maxsuel dos Santos Menezes fez a segunda doação de sangue junto com os colegas. “Eu já estava no período de retornar ao Hemose, mas quando soube da ação do Exército decidi vim com o grupo. Salvar vidas que precisam nos enriquece”, comentou o jovem.
A enfermeira Florita Aquino, ressaltou que a doação de sangue é um procedimento seguro, orientado e acompanhado por profissionais de saúde capacitados.
“Todo o material utilizado na coleta é descartável. O organismo repõe a quantidade de sangue doado entre dois e três dias, fabricando o ser humano necessita”, explicou a gerente de Coleta.
Doação de sangue
Estão aptos a doar sangue candidatos em bom estado de saúde, idade entre 16 anos completos e 69 anos, peso acima de 50 Kg. Menor de 18 anos somente com termo de autorização dos pais ou responsável legal. É necessário portar documento de identidade original, com foto, válido em todo território nacional. Mais detalhes sobre o serviço de doação, palestras e hemotur, através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.


ComfortClin: Nova Clínica Médica e Odontológica chega a Aracaju

Conheça os melhores destinos em sergipe - Pontos Turísticos

Por que Sergipe está se tornando o estado mais rico do Nordeste?

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação