Prefeitura promove reforço escolar durante as férias para estudantes da rede municipal
Com o objetivo de fortalecer o processo de aprendizagem dos estudantes da rede municipal, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), promoverá, durante o período de férias escolares, a ação “Descomplica nas Férias”. A iniciativa será realizada entre os dias 1º e 15 de julho e atenderá alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental em 42 escolas municipais.
O reforço escolar é direcionado aos estudantes identificados nos níveis prioritário e de transição dos ciclos de leitura. Esse acompanhamento é definido a partir de avaliações realizadas pelos professores ao longo do ano letivo, por meio da Prova de Fluência Leitora, que verifica a capacidade de leitura de palavras e textos em língua portuguesa, e da Avaliação Formativa, que identifica dificuldades nos diferentes processos de aprendizagem.
Com base nos resultados dessas avaliações diagnósticas, os alunos são convidados a participar das atividades de reforço durante as férias, como parte de um acompanhamento pedagógico contínuo. A participação ocorre mediante autorização dos responsáveis.
Para garantir um atendimento adequado às necessidades de cada estudante, a Semed também promoverá formações específicas para os professores que atuarão no projeto. Os encontros serão voltados à elaboração de atividades personalizadas, alinhadas aos diferentes níveis de aprendizagem identificados.
A ação integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, programa que tem como meta assegurar a alfabetização das crianças até o 2º ano do Ensino Fundamental, além de desenvolver estratégias de recomposição das aprendizagens para estudantes do 3º ao 5º ano, contribuindo para o avanço dos níveis de leitura e escrita.
A consultora extraordinária da Semed, Dayse Prado, ressalta que a participação no projeto é voluntária e representa uma oportunidade importante para o desenvolvimento dos alunos.
“O reforço escolar tem apresentado resultados significativos no fortalecimento do processo de alfabetização. Realizá-lo durante as férias permite a continuidade do acompanhamento pedagógico, sem perder o caráter acolhedor e lúdico. As atividades combinam aprendizado e momentos de interação, favorecendo o desenvolvimento e o desempenho escolar dos estudantes”, destaca.